Neste 10 de novembro, quinta-feira, um dia após enviar ao Tribunal Superior Eleitoral um relatório de fiscalização sobre o processo eleitoral em que não indicou fraude nas urnas nas eleições de 2022, o Ministério da Defesa disse que o documento “não exclui a possibilidade da existência de fraude ou inconsistência nas urnas eletrônicas” usadas no pleito.
Então, para ver as últimas notícias sobre fraude nas urnas, leia o artigo na íntegra! Acompanhe!
Ministério da Defesa se pronuncia sobre fraude nas urnas
Em nota, o ministério afirmou não ser “possível assegurar que os programas que foram executados nas urnas eletrônicas estão livres de inserções maliciosas que alterem o seu funcionamento”.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
No entanto, outras entidades fiscalizadoras da eleição, como o TCU (Tribunal de Contas da União) e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) disseram não ter encontrado irregularidades no pleito. E, além disso, OEA (Organização dos Estados Americanos), observadora internacional das eleições no Brasil, afirmou ser alto o nível de solidez do TSE para a realização das eleições.
Nesse sentido, ao todo, 7 entidades convidadas pelo TSE para compor as missões de observação eleitoral indicaram a segurança do sistema eleitoral. No entanto, em nota, a Defesa disse que aspectos nos quais “demandam esclarecimentos” pelo Tribunal Superior Eleitoral e “outros óbices elencados no relatório” impedem a confirmação da lisura nas urnas.
Leia mais: Idosos agora tem direito a 5 benefícios: Saiba como receber! Confira as regras
E o Ministério da Defesa ainda segue: “Por isso, o Ministério da Defesa solicitou ao TSE, com urgência, a realização de uma investigação técnica sobre o ocorrido na compilação do código-fonte e de uma análise minuciosa dos códigos que foram efetivamente executados nas urnas eletrônicas”.
No entanto, solicitou: “criando-se, para esses fins, uma comissão específica de técnicos renomados da sociedade e de técnicos representantes das entidades fiscalizadoras”.
E finaliza dizendo. “Por fim, o Ministério da Defesa reafirma o compromisso permanente da Pasta e das Forças Armadas com o Povo brasileiro, a democracia, a liberdade, a defesa da Pátria e a garantia dos Poderes Constitucionais, da lei e da ordem”.
Fraude nas urnas: Relatório
Na quarta-feira, 9 de novembro, o Ministério da Defesa enviou relatório ao TSE de fiscalização produzidos pelos técnicos militares sobre o processo eleitoral. Nesse sentido, o texto descartou inconformidades a partir da comparação dos boletins das urnas.
No entanto, citaram possíveis vulnerabilidades e fizeram sugestões para futuras eleições. Com isso, também disseram, que não receberam abertura total do TSE para a implantação de novas mudanças práticas.
É importante ressaltar que, de acordo com a Defesa no relatório, a mensagem principal repassada é a de que mudanças no processo eletrônico poderiam ser implantadas. Assim, elas ajudariam na melhoria do processo de votação que acontece no Brasil!
Leia mais: BPC LOAS: Entenda como desbloquear benefício sem sair de casa
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!