Beneficiários do BPC e seus representantes legais agora podem contratar empréstimos consignados! Veja como funciona!
A modalidade foi aprovada através da lei 14.431 de 2022, que permitiu a diversos grupos, como beneficiários do Auxílio Brasil e do BPC, a contratação de empréstimos consignados, visto este, pelas baixas taxas de juros. Confira!
Beneficiários do BPC agora podem contratar empréstimos consignados!
Quando se fala em empréstimos consignados, muita gente não sabe o que se trata, dessa forma faremos um breve resumo de como funciona a modalidade.
Nos empréstimos consignados, o empréstimo é liberado somente sob verba comprovada, como, por exemplo, benefícios do INSS, aposentadorias, pensões, salários comprovados via CLT e outros.
Além disso, os valores abatem-se então diretamente na folha de pagamento do beneficiário, quase como um débito automático, de modo que esses dois fatores reduzem abruptamente as possibilidades de inadimplência na modalidade.
Em troca, os valores liberados tem as taxas de juros mais baixas do mercado, uma vez que há maior segurança para o credor.
Leia mais: VITÓRIA dos APOSENTADOS acaba de sair, STF já decidiu! Confira ÓTIMA NOTÍCIA
Todavia, essas taxas de juros de empréstimos consignados costumam variar entre 2.5% e 3.5% ao mês, a depender da instituição, dos valores e de minúcias envolvidas nos contratos.
Ainda sobre a liberação de empréstimos consignados as novas margens tem origem na lei 14.431 de 2022, lei esta que autorizou novas linhas de empréstimo consignado para diversos grupos, permitindo por exemplo aos aposentados e pensionistas comprometer até 45% do benefício mensal com a contratação dos consignados.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Nova margem liberada para o BPC
Assim, através da lei 14.431 de 2022, é permitido aos beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) comprometer até 45% da margem do benefício com a contratação dos empréstimos consignados.
Leia mais: Saiu lista de quem vai receber o ABONO EXTRA do INSS em novembro! Confira a lista COMPLETA
Outra grande novidade é a permissão para que os representantes legais, muito comuns no BPC, agora possam tomar então os consignados em nome do representado, permitindo assim que também tenham acesso a essa nova linha de crédito.
Valores liberados
Enfim, considerando o salário mínimo atual de R$ 1.212, os beneficiários do BPC podem utilizar até 35% de seus benefícios com o empréstimo consignado. Portanto, com o aumento, perante a lei aprovada, sera possível o comprometimento de mais 10% com a contratação de gastos no consignado.
Leia mais: Décimo quarto salário liberado para Idosos; Veja quando será pago e como receber esses valores extras
Em suma, os consignados podem ser solicitados por beneficiários do BPC e seus representantes legais.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o FGTS! Clique no link e saiba mais.
NÃO PERCA! Algumas pessoas podem receber até 4 mil de FGTS?
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!