A Previdência privada é uma alternativa para quem quer garantir uma seguridade na melhor idade e não, quer depender apenas do Governo Federal. Mas, esse tipo de investimento também vem crescendo para quem é menor de idade. Confira como funciona e se vale a pena.
De acordo com dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), a contratação de planos para menores de 18 anos aumentou 30% entre janeiro e agosto de 2022 em relação a 2021. O montante investido nesse período foi de R$1,75 bilhão.
De uma maneira geral, de acordo com a mesma instituição, o mercado da previdência privada cresceu cerca de 10% (30% do crescimento total foi para a previdência de menores de idade). De acordo com especialistas, esse crescimento pode ocorrer por diversos motivos, como altos índices de rentabilidade e o pós-pandemia, em que os pais buscam uma maior proteção.
Previdência privada para menores como funciona
Todos sabemos que a Previdência Social, aquela que garante benefícios previdenciários (do INSS) para os trabalhadores, seja quando a pessoa para de trabalhar ou quando ocorre algum problema que ela tenha que se afastar do trabalho, passou por uma Reforma no ano de 2019.
Com essa reforma, houve algumas dificuldades para conseguir receber os benefícios, principalmente a aposentadoria, em que teve o aumento da idade e tempo de contribuição. Além disso, para conseguir um valor de aposentadoria maior que o salário mínimo (que não se mostra suficiente para todos os gastos nessa fase da vida), são muitos quesitos a serem preenchidos. Esse fator também pode ter contribuído para o aumento da procura pela Previdência privada.
Leia mais: INSS confirma pagamento de mais de R$1,5 bi em atrasados! Saiba quem recebe
A contratação da previdência privada para menores deve ocorrer pelos pais, responsáveis legais ou qualquer outro membro familiar, que não necessita de autorização. É muito comum a contratação de previdência privada para menores pelos avós, padrinhos, tios, como forma de presentear.
Após a contratação do plano, é necessário escolher o valor da contribuição mensal, bem como a data para a criança ter acesso ao dinheiro. Da mesma forma, a criança, ao se tornar adulta, poderá apenas assumir o pagamento dos aportes mensais e deixar os valores “rendendo” para acumular determinado valor quando quiser se aposentar.
O único critério para realizar a contratação da previdência privada para menores é que esse possua um CPF válido. Portanto, não há idade mínima. Quanto aos valores, vai depender da instituição onde será contratado. Você pode simular em mais de um local antes de contratar.
Leia mais: Novo aumento de margem: Confira os novos valores liberados
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!