Uma das maiores mudanças na vida dos trabalhadores é o valor do salário mínimo, que traz um novo aumento da margem para os aposentados, reajustado a cada ano.
Será bom saber exatamente qual será o salário mínimo em 2023, que afetará a vida dos aposentados e pensionistas, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e dos trabalhadores.
Desde 2019, a revisão do mínimo leva em consideração apenas o valor da inflação do ano anterior. Dito isso, o poder aquisitivo dos brasileiros não aumentou muito. Enquanto o reajuste do salário mínimo não aumentou, os preços dos produtos da cesta básica e das commodities em geral subiram e muito.
A equipe de transição do governo do presidente eleito Lula já está trabalhando para definir o novo valor da remuneração para o próximo ano.
Durante a campanha, o aumento real foi proposto por Lula, que pretende implementá-lo a partir de janeiro.
Leia mais: INSS cancela pagamentos de Pensão por Morte
Equipe de transição de lula traz novo aumento de margem para os aposentados em 2023
O senador Wellington Dias, do Piauí, um dos que assumiram a fazenda, comentou sobre o possível valor. O novo governo quer determinar o valor de R$1.320 reais, representando um aumento de 1,3% a 1,4% sobre a inflação.
O objetivo é retirar o Brasil da lista dos países de menor renda na maior economia do mundo para impulsionar as compras. Além disso, a demanda e a produção nacional aquecem a economia.
A base de cálculo do novo aumento da margem de lucro ainda não está definida, mas os novos salários devem considerar a inflação mais o Produto Interno Bruto (PIB) do país nos últimos cinco anos.
A medida já está sendo negociada com o relator do orçamento, senador Marcelo Castro. A equipe não teve tempo de viabilizar o reajuste, para o qual seria necessário manter a proposta de emenda à Constituição da Previdência Social (PEC) ou elaborar uma proposta de nova taxa de liberação até que o novo governo assuma e consiga organizar a conta pública.
Leia mais: Ministério da Defesa marca data para envio de relatório das urnas eletrônicas
Quando será liberada a verba?
O salário mínimo nacional é atualmente de R$1.212, sem crescimento de lucro ou ajuste de renda real desde 2019. O crescimento real ocorre quando os ajustes fornecem retornos maiores do que a inflação. Além disso, após calculado o valor, se o resultado for maior que a inflação, o payout começa a ter um reajuste real.
Esse cálculo leva em conta a inflação do ano anterior, afetando assim o novo crescimento do lucro, mais o PIB dos últimos dois anos, e depois a previsão para o próximo ano, que é o caso do governo do PT.
No entanto, com a mudança das circunstâncias de Jair Bolsonaro, essa regra não se aplica mais e o salário mínimo passa a levar em conta apenas a correção monetária medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!