Muitos brasileiros não sabem, entretanto alguns aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem direito a um extra de 25% no valor do seu benefício! É importante ressaltar que esse acréscimo pode, até mesmo, ser aplicado nos casos em que os segurados tem como salário o teto do INSS.
Entenda mais informações sobre como funciona o acréscimo de 25% na aposentadoria por invalidez do INSS no artigo em seguida!
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Como funciona o aumento de 25% no salário do INSS?
É muito importante destacar que o acréscimo de 25% na aposentadoria do INSS é destinado para aqueles que recebem o benefício por incapacidade permanente e precisam de alguma assistência, ou seja, de ajuda de uma outra pessoa para fazer suas atividades básicas do dia a dia como por exemplo:
- Andar;
- Comer;
- Tomar banho;
- Ir ao mercado;
- Fazer comida.
Dessa maneira, tem direito a esse acréscimo de 25% todos os aposentados por invalidez que tem alguma dessas doenças listas a seguir:
- Alteração das faculdades mentais com grave desordem da vida orgânica e social;
- Cegueira total;
- Doença que exija acamação permanente;
- Incapacidade permanente para as atividades básicas diárias;
- Paralisia dos membros superiores ou inferiores;
- Perda de um membro superior e outro inferior, quando a prótese for impossível;
- Perda de uma das mãos e de dois pés, mesmo quando a prótese for possível;
- Perda de, no mínimo, nove dedos das mãos;
- Perda dos membros inferiores, acima dos pés, quando a prótese for impossível.
No caso de você não se enquadrar nas situações acima, vai ser necessário entrar com um recurso contra o INSS para averiguar a possibilidade desse adicional em um caso mais especifico.
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Como pedir o adicional no INSS?
O pedido do adicional no salário do INSS deve ser feito diretamente pelo Instituto, usando o site ou aplicativo Meu INSS, ou caso prefira, ligando na central de atendimento por meio do número 135.
Veja o passo a passo a seguir:
- Entre com o seu login na plataforma “Meu INSS” com seu CPF e senha;
- Na parte de cima da plataforma, digite o nome do serviço: Solicitação de Acréscimo de 25%;
- Procure e selecione na lista o seu benefício por incapacidade permanente, em seguida leia atentamente ao texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
Confira os documentos necessários:
- Número do CPF do titular do benefício;
- Se for procurador ou representante legal do beneficiário deve apresentar também:
- Procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda);
- Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador ou representante.
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