Em 2022, o presidente Jair Bolsonaro, por meio de diversas iniciativas, inclusive isenções fiscais, tentou conter o aumento dos preços dos combustíveis em todo o Brasil. Aliás, o valor subiu tanto que chegou a sete reais o litro, em alguns postos de gasolina do país.
Com o governo Lula, o mercado espera que ele tomará medidas mais drásticas a esse respeito. De fato, a equipe do futuro presidente sinaliza a busca de uma regionalização dos preços dos combustíveis para todo o país.
Atualmente, o preço de paridade de importação (IPP) estabelece o preço do produto. Confira como ficará com novo governo!
Lula mudará política de preços da Petrobras?
O futuro presidente Lula criticou a Petrobras pela forma como os preços dos combustíveis são modificados. É possível que haja uma discussão sobre o tema em 2023, após a posse do novo governo. O PPI é baseado no preço do combustível no mercado internacional, em sua cotação.
Leia em seguida: Quer saber o que significa desvincular valor da aposentadoria da inflação? Então venha entender
Qual a justificativa para a mudança na política de preços?
Neste momento, os preços dos derivados da gasolina alcool e diesel são desconhecidos, dada a mudança de governo e novas medidas que serão tomadas para ter um valor menor. O fato é que o aumento dos preços dos combustíveis acaba afetando toda a cadeia produtiva.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Assim, à medida que aumenta o preço do combustível, por exemplo, aumenta também a produção de alimentos, assim como todo o setor de comércio e serviços. Por isso, o novo governo deve tomar medidas importantes para conter a inflação.
Leia em seguida: Projeto que prevê pagamento de 14º salário do INSS ainda não está aprovado; então saiba mais aqui
Como ficará o preço do combustível no governo Lula?
A equipe de Lula deve então modificar a articulação dos preços dos combustíveis, por meio de uma política nacional. A definição dos preços será feita por regiões do país. Deve haver um valor de referência para combustíveis estabelecido pela agência Nacional do petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Leia em seguida: Quando a revisão do FGTS terá julgamento?
Em suma, trata-se de levantar todas as refinarias do país e observar sua influência na formação dos preços dos combustíveis. Em seguida, calcularão a produção de cada refinaria, levando em consideração a capacitância instalada.
Dessa forma, os custos associados à produção do combustível deverão ser diferenciados em cada região da Confederação, levando em consideração também o volume de importação necessária para abastecer cada refinaria. Por esta razão, o preço do combustível deve ser diferenciado nas regiões de produção individuais.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Clique no link e saiba mais.
Novo aumento de margem com cartão benefício! Veja quem tem direito
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.