Com Lula recém eleito a economia Brasileira já desacelerou? Entenda o caso e veja qual o verdadeiro impacto do presidente na desaceleração!
Confira aqui todas as informações sobre a desaceleração da economia brasileiras e qual o papel do ex-presidente Lula nesse processo.
Economia brasileira desacelerou em 2022?
Especialistas já esperavam uma desaceleração na economia do Brasil neste fim de 2022, e tudo indica que estavam certos.
Segundo dados do Itaú, o banco atingiu seu pico em maio e agora já recuou 7,35%.
O recuo também deu sinal no setor de bens, com uma queda de 8%, e agora no setor de serviços, com um retrocesso de 7,35%.
Leia mais: É possível receber salário do INSS sem nunca ter contribuído?
Segundo Natália Cotarelli, economista do itaú, o desaquecimento do segmento de bens ficou mais evidente no fim do segundo trimestre, enquanto o de serviços ficou somente no fim do terceiro,
Saindo um pouco do itaú, fontes assim como o IBGE também tem mostrado, mais recentemente, essa desaceleração na economia. Por exemplo, os indicadores de produção do IBGE na indústria em agosto e setembro mostram queda de produção de 0,7% em cada mês. A venda de carros 0km também desacelerou, recuando 6,7% em outubro de 2022 quando comparada a setembro.
Analistas calculam então que, diante do cenário atual, o PIB possa desacelerar até 1,2% no terceiro trimestre, com dado divulgado somente no dia 1 de dezembro.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O que dizem os analistas?
Segundo analistas, a explicação teria dois principais fatores, que justificam assim grande parte do recuo da economia Brasileira.
Primeiramente o elevado patamar da Selic, atualmente em 13,75%, uma vez que juros altos inibem que famílias consumam e investimentos em empresas, afinal o crédito torna-se mais caro.
Leia mais: Como usar a calculadora do INSS para simular sua aposentadoria
O segundo motivo, segundo muitos, é a eleição de Lula, e o retorno do PT ao Poder, mas isso está longe de ser verdade. Ainda segundo analistas econômicos, o recuo é relacionado ao freio da economia global, já que há também uma desaceleração em massa acontecendo nos Estados Unidos, em diversos países da Europa, onde enfrentam uma terrível guerra.
O caso da Europa a situação ainda é pior, uma vez que há uma grande falta de gás no continente, consequência direta da guerra na ucrânia, uma vez que a Russia é o maior fornecedor de Gás. O crescimento da china também recuou, muito em devido de sua política de Covid Zero e a crise imobiliária que enfrentam.
E em 2023? O que esperar?
Economistas afirmam que, caso não haja novas surpresas no início de 2023, a economia brasileira pode voltar a ganhar tração já na segunda metade do ano, caso o Banco Central comece a reduzir taxas de juros ainda no segundo trimestre.
Leia mais: Novo lote do 13º salário do INSS começa a ser pago na próxima semana; Veja quem recebe
Felipe Salles afirma que, se não houver nenhuma surpresa no início de 2023, a economia pode voltar a ganhar tração na segunda metade do ano, se o Banco Central começar a reduzir a taxa de juros no segundo trimestre.
Já fora do Brasil, no exterior, espera-se que os Estados Unidos já tenham também, até lá, atingido o ápice de seus problemas financeiros. Na europa, o retorno do verão reduz os impactos da falta de gás, mas é neste momento que espera-se uma maior recuperação das partes.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o mundo dos aposentados e pensionistas! Clique no link e saiba mais.
Como está a situação do 14º salário do INSS?
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!