O novo governo do presidente Lula está planejando um novo cálculo para o reajuste de aposentadorias e com isso os valores terão um aumento acima do valor da inflação. Então confira quais são os planos do governo de transição para o aumento das aposentadorias e outros pagamentos.
Confira agora como será o cálculo do reajuste de aposentadorias para o próximo ano. Veja o que o governo está discutindo!
Novo reajuste de aposentadoria do INSS
Após os resultados das eleições presidenciais, no último dia 30, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito, os aposentados já vêem vantagem para o próximo ano. Isso porque o governo de transição afirmou que deve mudar a forma de calcular o reajuste das aposentadorias e dessa forma conceder um aumento real.
Leia mais:Equipe de transição do governo Lula tem bomba para 2023! Veja!
De acordo com o coordenador de orçamento do novo governo, senador eleito Wellington Dias, o cálculo para o reajuste do salário mínimo levará em conta a média do PIB. Dessa forma, o reajuste de aposentadoria e dos salários mínimos devem ficar em torno dos 1,4% de aumento acima da inflação.
É importante lembrar que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem o salário mínimo como base dos seus pagamentos. Então o reajuste do mínimo significa o aumento das aposentadorias para o próximo ano. Ademais, temos que esclarecer uma notícia errada que algumas fontes mal intencionadas estão espalhando nas redes.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Paulo Guedes vai mudar o reajuste de aposentadoria?
Recentemente muitas pessoas estão recebendo a informação de que o cálculo das aposentadorias e outros benefícios que o INSS paga não vão ser reajustados pela inflação a partir do próximo ano. Contudo, essa informação não procede.
É importante esclarecer que essa ideia de mudar a maneira de calcular o reajuste das aposentadorias é apenas um projeto do atual ministro da Economia, Paulo Guedes. Guedes havia proposto regular as aposentadorias e outros benefícios com base na previsão de inflação do ano vigente e não do anterior, como acontece agora.
Leia mais: Aposentados terão direito a novos valores liberados com aumento de margem
No entanto, essa ideia não saiu do papel e o projeto não teve uma apresentação formal por parte do chefe da pasta econômica. Sendo assim, até o momento não existe uma mudança no cálculo do reajuste específico para aposentadorias, mas apenas esse que citamos para o salário mínimo.
Nova forma de calcular o reajuste de aposentadoria
De acordo com Wellington Dias, a nova regra de reajuste do salário mínimo, e consequentemente das aposentadorias, deve considerar a média de crescimento do PIB nos últimos cinco anos. Sendo assim, o aumento do salário mínimo deve ser de 1,4% acima dos índices inflacionários atuais.
Leia mais: Como está a situação do 14º salário do INSS?
Dessa forma, com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição aprovada, o salário mínimo 2023 e piso das aposentadorias do INSS ficarão em R$1320.
Leia mais: Bancos funcionam normalmente durante a copa do mundo? Veja!
“O presidente Lula tem compromisso em trabalhar para fazer crescer a economia, abrir oportunidades de mais empresas e mais empregos e também de fazer ampliar a renda. A política de ampliação com ganho real, ano a ano, é tirar no longo prazo o Brasil do mais baixo salário base ou salário mínimo dentre as 20 mais importantes economias do mundo. E também melhorar a renda e a vida dos mais pobres”, disse Dias.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o STF. Clique no link e saiba mais.
STF Traz novas notícias sobre a revisão da vida toda!
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!