14º salário liberado para os segurados em 2022
Os pagamentos do 14º salário, com a aprovação no início de 2022, devem ser liberados no mês de março para os segurados do INSS! Confira:
A expectativa de muitos segurados do INSS, era que os pagamentos do 14º salário fossem liberados ainda neste mês de dezembro de 2021, pela situação financeira que estes se encontram. Infelizmente, a aprovação definitiva do projeto de lei n.º 4367/2020 que carrega o tema do abono, acabou não ocorrendo a tempo para os pagamentos serem liberados neste mês de dezembro.
Leia mais: Prova de Vida retorna em 2022!
Aprovação do 14º salário
Para ser liberado o 14º salário, o projeto deve ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), tendo assim o deferimento da Câmara dos Deputados, no qual inicialmente deveria ser avaliado por três comissões, sendo a CCJC a última. Após este deferimento, a próxima etapa que o 14º salário tem que ser aprovado, é no Senado Federal.
O processo dentro do Senado, promete não ser muito turbulento, assim logo em seguida, o presidente da república Jair Messias Bolsonaro deve sancionar o projeto, sendo esta a última etapa definitivamente do caminho para a aprovação do 14º salário. Assim que ocorrer a aprovação destas etapas, será criada então uma folha de pagamento complementar, definindo então quando os segurados receberão o abono.
Essas aprovações deveriam ocorrer anteriormente desta última quarta-feira, onde os parlamentares entraram em recesso e só devem voltar a ativa, no início de 2022. Como os pagamentos não vão ser realizados neste mês de dezembro, os segurados devem receber em março de 2022. De acordo com o projeto que recentemente foi aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação (CFT), o 14º salário será pago em 2022 e 2023.
- Pagamento em 2022 terá um orçamento de R$39,26 bilhões;
- Pagamento em 2023 terá um orçamento de R$42,15 bilhões.
Viu isso? 14º salário: Pagamentos somente em 2022
Caminho da Proposta P.L. 4367/2020:
- 26 de agosto de 2020: projeto apresentado na Câmara de Deputados.
- 11 de março de 2021: proposta chegou à Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF).
- 22 de setembro de 2021: foi aprovado com algumas alterações pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF).
- 23 de setembro de 2021: projeto chegou à Comissão de Finanças e Tributação (CFT).
- 24 de novembro de 2021: foi aprovado com algumas alterações pela Comissão de Finanças e Tributação (CFT).
Dica Bônus:
Ative agora as notificações do Blog da João Financeira, assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre o 14º salário.
Garanta ficar por dentro de todos os seus direitos! Forte Abraço!
Leia mais: Tarifa Social proporciona desconto de energia elétrica aos brasileiros!
Se você gostou das informações sobre o abono, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS: