Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aposentados por doença ou invalidez e que recebem benefícios do órgão público, atravessarão por uma reavaliação para comprovar sua elegibilidade continuada aos benefícios!
A decisão está contida na Portaria INSS nº 1.514 e traz o retorno das avaliações de rotina do programa de reabilitação profissional.
Suspensa durante a pandemia, essa rotina é procedimento padrão para os membros da reabilitação serem encaminhados para exame médico especializado. Entenda melhor como não perder seus benefícios a seguir!
Quem passará por reavaliação do INSS?
O recurso atual é para pessoas em processo de reabilitação que expiraram ou estão prestes a expirar. Existem atualmente 150.000 segurados que se referiram ou completar o programa de reabilitação da agência. Dessas, cerca de 45 mil pessoas serão convocadas.
Leia em seguida: Quer saber o que significa desvincular valor da aposentadoria da inflação? Então venha entender
O que acontece com quem é chamado?
O segurado será convocado pelas equipes de reabilitação profissional do INSS em todo o Brasil, por meio de carta convocatória, e-mail ou telefone, conforme dados constantes nos sistemas da entidade.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Por isso é importante que as pessoas mantenham seus dados sempre atualizados na plataforma Meu INSS. Desde setembro de 2022, a equipe de especialistas em Reabilitação do INSS está coordenando os programas especializados.
Leia em seguida: Projeto que prevê pagamento de 14º salário do INSS ainda não está aprovado; então saiba mais aqui
O instituto reitera que jamais pedirá informações pessoais ou senhas por telefone. Os dados de contato são meramente informativos e podem ter verificados pelo segurado através dos canais de atendimento remoto (Meu INSS e 135).
Leia em seguida: Quando a revisão do FGTS terá julgamento?
Como não ter benefícios do INSS suspensos?
A reabilitação profissional no INSS é obrigatória. Consequentemente, cabe ao segurado responder à intimação da pessoa jurídica. sob pena de interrupção dos benefícios.
Vale ressaltar a importância aderir à data agendada do exame e comparecer ao exame. O segurado em reabilitação que não se submeter ao laudo pericial poderá suspender o benefício.
Veja também:
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Clique no link e saiba mais.
Novo aumento de margem com cartão benefício! Veja quem tem direito
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.