Beneficiários do BPC, há anos, clamam pelo pagamento de um 13º salário, que pode tornar-se realidade em breve! Veja tudo aqui!
Um novo projeto proposto em 2022 defende o pagamento de um 13º salário aos beneficiários do BPC, que há anos já clamam por tal benefício, veja aqui como vai funcionar o pagamento!
O que é BPC?
O BPC, ou Benefício de Prestação Continuada, trata-se de uma das políticas de assistência mais importantes do INSS, permitindo assim que dois grupos não fiquem sem alento apesar das dificuldades enfrentadas.
Isso, pois o BPC é pago somente a dois grupos de beneficiários, que não são visados por outros programas de benefícios ou pagamentos, sendo eles:
- Idosos acima dos 65 anos de idade cuja renda familiar por pessoa não ultrapasse 1/4 do salário mínimo
- Pessoas com deficiência permanente cuja renda familiar por pessoa não ultrapasse 1/4 do salário mínimo
Leia mais: Aposentadorias do INSS vão chegar a R$7.576,00 saiba quem recebe
O benefício paga o valor de um único salário mínimo, e infelizmente não contempla até o momento o pagamento de um 13º salário, assim sendo este um tópico de debate extremamente comum entre os defensores do BPC.
Dessa forma já existem projetos a defender o pagamento de um 13º salário aos beneficiários do BPC, confira!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Projeto do Capitão defende um pagamento de 13º salário aos beneficiários do BPC!
Na história do BPC já houveram diversos projetos defendendo o pagamento de um 13º salário aos beneficiários do BPC, sendo assim o mais recente deles é o projeto de autoria do famoso Capitão.
O Deputado Capitão Alberto Neto idealizou o projeto de lei 2.348/22, que aprova de maneira formal e decisiva o pagamento de um 13º salário aos beneficiários do PBC, que segue tramitando em 2023.
Leia mais: Quando vai ser a final da Copa do Mundo? Veja o calendário completo
Atualmente o BPC não paga um 13º salário, haja vista que o benefício tem função assistencial, não operando dentro dos pagamentos previstos pela CLT, assim sem direito ao 13º salário.
O projeto do Capitão Alberto Neto busca então alterar as leis atuais para que o BPC seja mais um dos benefícios do INSS que contempla o pagamento de um 13º salário.
Quem deseja solicitar o BPC, segundo o Ministério da Cidadania, tem alternativas, veja abaixo:
O requerimento do BPC é realizado nos canais de atendimento do INSS – pelo telefone 135 (ligação gratuita de telefone fixo) ou pelo site, ou aplicativo de celular “Meu INSS” . Pode ser feito, também, nas Agências da Previdência Social (APS). Fonte: www.gov.br
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o mundo dos aposentados e pensionistas! Clique no link e saiba mais.