Aposentados e pensionistas do INSS estão entre os mais alvejados por golpes envolvendo empréstimo consignado, aplicados até por bancos! Veja!
Aproveitando-se da ingenuidade dos mais velhos, assim como da pouca prática com smartphones e computadores, criminosos tentam diariamente aplicar golpes contra os aposentados e pensionistas.
Golpes por telefone não são novidade no Brasil
O povo Brasileiro já há muito lida com golpes via telefone celular, mas os criminosos estão ficando piores. A situação foi agrada em 2020, quando a pandemia fez ainda mais gente ficar em casa, portanto, conectada.
O número de usuários de smartphones e computadores aumentou drasticamente, especialmente no grupo de risco.
Leia também: Salário dos aposentados a partir de 2023 foi divulgado: VEJA o VALOR
Dessa forma, mais aposentados e pensionistas do INSS, em virtude da idade, acabaram ficando em casa. Estes foram então os mais alvejados por criminosos virtuais, e continuam sendo. Mas veja neste texto como se proteger!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Golpe do empréstimo consignado INSS
Talvez o golpe mais perigoso de todos seja o Golpe do Empréstimo Consignado do INSS. Através deste, os criminosos passam-se pela ”Secretaria Nacional de Finanças”. Só então oferecem diversos serviços, como a contratação de empréstimos consignados.
Depois que o idoso concorda com a contratação, os criminosos solicitam um depósito caução. Entretanto, não existe serviço sendo contratado, e enfim os criminosos fogem com os valores da caução.
Leia mais: Justiça confirma pagamento de uma grana extra para aposentados! Consulte
Outra modalidade do mesmo golpe é a criação de um empréstimo consignado em nome do idoso, sem ele saber. Nesta modalidade, bancos, financeiras ou agiotas oferecem valores para um empréstimo imediato, em um valor baixo.
Com a finalidade convencer o Idoso, prometem juros baixos e tarifas zeradas, conseguindo assim os dados bancários do cidadão. Só então os criminosos usam os dados para solicitar um empréstimo consignado. O idoso fica então com uma dívida que pode durar até 84 meses para quitar, e os criminosos com o dinheiro.
Evite ser vítima de golpes como este do INSS
Veja abaixo algumas dicas simples para evitar ser vítima de golpes como estes:
- Não clique em links recebidos via WhatsApp, SMS e e-mails de contatos que você não sabe de quem é;
- Verifique sempre o remetente dos e-mails;
- Não compartilhe informações pessoais, como dados bancários ou endereços por mensagem, ou ligações;
- Caso você receba ofertas de crédito via telefone, desligue a ligação e entre em contato com a instituição financeira ou órgão diretamente para confirmar a existência dos valores.
Ler mais: URGENTE: Como incluir contribuições e ganhar valor máximo do INSS; Veja agora
Se você já foi vítima de golpes como o citado acima, busque a polícia e a instituição financeira envolvida para registrar sua ocorrência.
Leia mais: Veja o valor do novo aumento de salário dos aposentados
Caso alguém se passe pelo INSS em conversa com você, ligue no número 135, contato oficial do INSS, para confirmar a veracidade das informações.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o mundo dos aposentados e pensionistas! Clique no link e saiba mais.
Lula anuncia aumento maior no valor das aposentadorias: Veja os valores do novo salário
Confira também;
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!