INSS confirmou que irá realizar o maior pente-fino da história, veja aqui o que pode acontecer com quem é investigado no pente-fino!
O chamado pente-fino do INSS permite análises de contas, benefícios, pagamentos e muito mais para alinhar arestas que possam indicar pagamentos irregulares, afinal o INSS não deve mais realizar os pagamentos em algumas ocasiões.
O maior pente-fino da história
No anúncio, realizado através do Diário Oficial da União no último dia 22 de Setembro, o INSS definiu os grupos de foco do pente-fino, assim podendo suspender abonos em vista de irregularidades.
Os beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada), auxílio-doença e aposentadoria por invalidez correm o risco de perder o abono.
Leia também: Salário dos aposentados a partir de 2023 foi divulgado: VEJA o VALOR
Para evitar o corte é necessário que estes estejam em dia com a documentação ou exames que comprovem que ainda tem necessidade de receber os ditos benefícios.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Comprove sua aptidão para receber os benefícios, veja como
Este próximo pente-fino, que vem sendo chamado de ”o maior a história” vai notificar aos beneficiários que estão sendo investigados. Assim dando a alternativa de que você regularize sua situação.
Beneficiários que não passam por perícia há mais de 6 meses, assim como beneficiários de auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez sem previsão de alta, receberão a notificação.
Leia mais: Justiça confirma pagamento de uma grana extra para aposentados! Consulte
No caso da aposentadoria por invalidez, se sua documentação não esteja regularizada, é possível que o sistema entenda como um retorno à aptidão para trabalhar, perdendo assim o benefício.
Como comprovo que ainda posso receber o BPC?
O BPC difere das aposentadorias, uma vez que o benefício não se trata de um pagamento previdenciário, e sim uma medida assistencial.
Dessa forma, o INSS já disse que irá revisar todos os beneficiários do BPC que estão há mais de 2 anos sem passar por perícia médica, averiguando a renda mínima e a necessidade do benefício.
Ler mais: URGENTE: Como incluir contribuições e ganhar valor máximo do INSS; Veja agora
Mas não se preocupe, você não tem a obrigação de adivinhar se será investigado, trata-se de uma obrigação do INSS notificar os segurados cujos cadastros acabarão revisados.
Dessa forma, o próprio INSS deve notificar os beneficiários revisados, via correspondência, mensagem de texto ou notificação no aplicativo, ou site do MEU INSS.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o mundo dos aposentados e pensionistas! Clique no link e saiba mais.
Lula anuncia aumento maior no valor das aposentadorias: Veja os valores do novo salário
Confira também;
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!