google.com, pub-9184530621355974, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Sem resultado
Veja todos os resultados
João Financeira
  • Notícias
  • Aposentado
    • INSS
    • Pensionista
  • Financeiro
    • Dinheiro
    • Empréstimo
  • Financiamento
  • Concursos
  • Política
  • Sobre nós
João Financeira
  • Notícias
  • Aposentado
    • INSS
    • Pensionista
  • Financeiro
    • Dinheiro
    • Empréstimo
  • Financiamento
  • Concursos
  • Política
  • Sobre nós
Sem resultado
Veja todos os resultados
João Financeira
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início INSS
Revisão da vida toda tem DATA CONFIRMADA

Revisão da vida toda tem DATA CONFIRMADA

Revisão da vida toda tem DATA CONFIRMADA

Por Rafael Oliveira
22/11/2022
Em INSS, Revisão da vida toda
0

A Ação de Revisão da Vida Toda é uma forma de incluir no cálculo da aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) todos os períodos de contribuições feito pelo segurado.

No entanto, a Ação ja havia sido votada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em plenário virtual. Sendo que a maioria dos ministros votou a favor da medida.

Porém, o ministro Nunes Marques em uma tentativa de manobra para reiniciar a votação sobre a ação fez o pedido de destaque do plenário.

Dessa forma, haverá uma nova votação, agora em plenário presencial. Porém, a espera pela votação, acabou, já que a ministra Rosa Weber decidiu pela inclusão do tema na pauta do STF para o dia 23 deste mês, na quarta-feira. Sendo assim, confira a situação.

O que decidiu o STF em plenário virtual?

O plenário virtual que votou sobre a Ação de Revisão da Vida Toda foi positivo para a ação. Isto porque a maioria dos ministros presentes votou a favor da aprovação da revisão da vida toda. Sendo que o placar foi bastante apertado, já que foram 6 fotos a favor contra 5 votos desfavoráveis a medida.

Leia Mais: Confira o NOVO VALOR das aposentadorias para 2023

Ocorre que o voto do ministro Marcos Aurélio Mello foi decisivo para o desempate do placar.

Neste sentido, o ministro Nunes Marques que a contra a revisão da vida toda em uma tentativa de manobra pediu o destaque do plenário virtual para o plenário físico. Sendo que na época que foi feito o pedido o STF possuía um posicionamento de que quando houvesse o destaque do plenário virtual para o físico a votação deveria recomeçar do zero.

Desse modo, os ministros que votaram no plenário virtual e que por algum motivo foram afastados não poderiam votar no plenário presencial. Sendo que o seu voto seria substituído pelo ministro que ocupou seu lugar.

Portanto, como Marco Aurélio se aposentou pouco tempo após o plenário virtual, a intenção de Nunes Marques era de que no plenário físico o voto do ministro fosse substituído pelo novo relator, o ministro André Mendonça, que também é contra a medida. E dessa forma, o número de votos contra a ação seria maior.

Porém, o STF mudou o entendimento.

Qual o novo entendimento do STF sobre o pedido de destaque?

Mais uma vitória dos aposentados foi cravada com o novo entendimento do STF que deixou o antigo posicionamento para trás. Isto porque, a Corte ao discutir a respeito da possibilidade julgamentos que já foram definidos ser mudados com votos de ministros que foram substituídos não seria justo.

Leia Mais: Saiu lista de quem vai receber o ABONO EXTRA do INSS em novembro! Confira agora quem tem direito

Desse modo, o Supremo agora entende que a matéria não deve ser rediscutida em caso de destaque do plenário e o voto do ministro Marco Aurélio, mesmo que tenha se aposentado, será mantido.

Portanto, a manobra de Nunes Marque deu errado. Sendo assim, é provável que a votação no plenário físico está semana manterá a aprovação da revisão da vida toda.

Quem tem direito?  

A revisão da vida toda tem o objetivo de incluir as contribuições feitas pelos segurados antes do ano de 1994. Isto porque, atualmente o calculo utilizado pelo INSS para definir o valor das aposentadorias não inclui os valores recolhidos antes de 1994.

Leia Mais: INSS vai liberar 2 salários extras em NOVEMBRO: Confira

Para ter direito a revisão, o aposentado deve ter requerido a aposentadoria nos últimos dez anos e sob a ótica da Lei da Contribuição Previdenciária do Contribuinte Individual, de 1999 (Lei 9.876/99).

Isto porque, a reforma da previdência de 2019 não prevê revisão. Portanto, aqueles que se aposentaram sob a ótica da lei da reforma da previdência, ou seja, após 13 de novembro de 2019, não tem direito a revisão da vida toda.

E então, gostou do conteúdo? A João Financeira traz em seguida as últimas notícias de hoje sobre os ATRASADOS DO INSS NA JUSTIÇA. Clique no link em seguida e saiba mais:

Vitória dos aposentados: GRANA LIBERADA na JUSTIÇA, Atrasados do INSS

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.

Tags: aposentadobenefício inssbeneficios insscomo fazer a revisão da vida todacomo solicitar a revisão da vida todainssPagamento Revisão da Vida Todapensionistaprocedimento revisão da vida todarevisão da vida toda
ANTERIOR

INSS cancela pagamentos de Pensão por Morte! CUIDADO

PRÓXIMO

Deu Zebra!! Argentina perde para Arábia Saudita na estreia da Copa

Rafael Oliveira

PRÓXIMO
Deu Zebra!! Argentina perde para Arábia Saudita na estreia da Copa

Deu Zebra!! Argentina perde para Arábia Saudita na estreia da Copa

Vitória dos APOSENTADOS: INSS vai pagar uma BOLADA! Confira quem recebe

Vitória dos APOSENTADOS: INSS vai pagar uma BOLADA! Confira quem recebe

STF confirma ÓTIMA NOTÍCIA para os APOSENTADOS

STF confirma ÓTIMA NOTÍCIA para os APOSENTADOS

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Youtube Instagram

© 2025 João financeira - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Notícias
  • Aposentado
    • INSS
    • Pensionista
  • Financeiro
    • Dinheiro
    • Empréstimo
  • Financiamento
  • Concursos
  • Política
  • Sobre nós

© 2025 João financeira - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade