Devido à instabilidade financeira do país, alguns produtos e serviços de energia vão subir em 2023. Alimentos, gasolina, gás natural e eletricidade são apenas alguns exemplos de necessidades com preços crescentes. Por isso, os brasileiros estão preocupados se a alta dos preços vão continuar no ano que vem. Quando se trata de contas de energia, é melhor estar preparado.
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) emitiu nota informando que algumas partes do país podem ser afetadas pelo aumento das tarifas de energia elétrica. Por outro lado, algumas regiões podem se beneficiar com a redução, segundo a entidade.
Continue lendo para saber onde suas contas de energia podem diminuir ou aumentar.
Leia mais: INSS libera GRANA EXTRA, mais de R$2000 para alguns beneficiários! Confira
Energia vai subir em 2023 ? Aneel discute mudanças no preço da conta de energia
Primeiramente, é importante mencionar que o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) exige a manutenção de geradores em determinadas áreas. Portanto, o número de geradores aumentará de acordo com o uso de cada região. O cálculo da Taxa de Uso do Sistema de Transmissão (TUST) pode ser afetado por essas alterações. Segundo a Aneel, isso significa contas de energia mais altas em áreas onde a manutenção é necessária.
É importante ressaltar, porém, que o sinal para uso de energia aumentará gradativamente. Então, o aumento não acontece de uma só vez, mas ocorre de acordo com as necessidades de consumo de energia elétrica do local. Com isso, a Aneel espera alta nas contas de energia em duas partes do país.
Quem mora nas regiões Sul e Sudeste deve estar preparado. No Sul, a conta de energia pode chegar a ser 1,5% mais cara. Enquanto isso, no Sudeste, o índice ficará em 0,5%. Já a conta de energia do Centro-Oeste não sofrerá alteração, segundo a Aneel. Enquanto isso, os preços da eletricidade no Nordeste devem cair 2,4%. Finalmente, o Território do Norte está previsto para perder 0,8% de seus residentes.
Leia mais: Pagamento do 13° salário será liberado nos próximos dias: Confira
Como obter desconto na conta de luz
Dessa forma, mesmo com a noticia de que a energia vai subir em 2023, pessoas de baixa renda podem obter descontos em suas contas de energia se atenderem a determinadas condições. Trata-se da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).
- Famílias com renda de até três salários-mínimos, cuja um dos integrantes possua alguma doença que utilize equipamentos elétricos para o tratamento;
- Famílias com renda mensal de até meio salário-mínimo per capita (por pessoa);
- Idosos com, no mínimo, 65 anos de idade;
- Famílias que um dos membros seja beneficiário do BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Além disso, para acessar a TSEE, a pessoa deve estar cadastrada no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). Basta consultar as distribuidoras da região e perguntar sobre descontos. Povos indígenas e quilombolas também podem aderir às tarifas comunitárias.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!