Mais de 85% das dívidas de famílias brasileiras correspondem do cartão de crédito. Veja aqui algumas dicas para fugir das dívidas!
Quem já usa cartão de crédito sabe o quão fácil é perder o controle com os gastos, mas as consequências podem ser avassaladoras, havendo até a penhora dos seus bens.
Cartão de crédito vem sendo principal fator de dívida das famílias Brasileiras
Em 2022 pesquisas mostram que 8 a cada 10 famílias estão endividadas com alguma forma de crédito, sejam elas os cartões, empréstimos ou cheque especial, mas o buraco é mais fundo.
Dentre estas formas de crédito, o cartão é a principal fonte de dívidas, sendo assim o responsável por até 85% das dívidas de famílias.
Leia mais: Pagamento confirmado 2 salários em NOVEMBRO na conta dos aposentados! Consulte aqui
Enquanto diversos cartões oferecem alternativas para parcelar suas dívidas, os juros podem acabar tornando-se um novo problema, embora isso não seja propagado.
Dessa forma a maneira mais simples de evitar o endividamento pelo cartão de crédito é o autocontrole, dando preferência aos pagamentos à vista e não gastar além da sua margem de segurança.
Leia mais: INSS vai pagar 2 salários extras em novembro para alguns aposentados
Porém para quem já está endividado essas dicas pouco servem, de modo que a quitação das dívidas pode ser um problema por si própria, atraindo ainda mais dívidas.
Para quem já coleciona boletos ou faturas atrasadas, buscar renegociações com o próprio banco talvez seja uma alternativa mais interessante, ou buscar plataformas como o Serasa Limpa Nome.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Riscos da inadimplência com cartões de crédito
A inadimplência com o cartão de crédito oferece diversos riscos ao consumidor, especialmente o temido ”nome sujo”, impedindo assim o acesso a linhas de crédito ou produtos.
Além disso o endividamento e a inadimplência, mesmo no cartão de crédito, podem acarretar na penhora dos seus bens, caso o banco persiga esta alternativa.
Leia mais: SALÁRIO EXTRA SERÁ PAGO EM NOVEMBRO; Consulte se você recebe
Felizmente para os inadimplentes, de com nossa constituição, a prisão POR DÍVIDA só é válida em casos específicos, como pensão alimentar, não podendo ser aplicada por conta do cartão de crédito.
Todavia recomendamos buscar a quitação das suas dívidas o quanto antes, para evitar assim dores de cabeça maiores no futuro.
Veja também: INSS libera 1,5 Bilhões de reais para os segurados!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o mundo dos aposentados e pensionistas! Clique no link e saiba mais.
Novidade: 14° salário dos APOSENTADOS vai ser pago? Confira
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!