O INSS Digital basicamente é um sistema online criado durante 2018 para que os advogados tenham mais facilidade e agilidade na hora de fazer petições e acompanhar processos judiciais para concessão de aposentadorias e outros benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Ou seja, o INSS digital é uma plataforma para tramitação de documentos online que conecta os advogados e Previdência Social.
É importante deixar claro que tem acesso a esse sistema advogados inscritos na OAB que estejam adimplentes e não tenham punições ou condenações criminais em seu nome. Para ter acesso, os advogados devem entrar no site da OAB de seu respectivo estado e buscar pela seção “INSS Digital”.
Após terminar o passo a passo descrito no site, um e-mail de confirmação deverá chegar em até 10 dias úteis! Entenda mais informações sobre o que é e como funciona o INSS digital no artigo em seguida!
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O INSS Digital serve somente para advogados?
Sim. Mas, se você quer saber como entrar na plataforma online direcionada aos beneficiários, o caminho é outro. É importante deixar claro que o aplicativo correto para isso é o Meu INSS, que está disponível tanto para aparelhos Android quanto para iOS e que também pode ser acessado por meio do site.
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Quais serviços estão disponíveis no Meu INSS?
No total, são mais de 90 serviços que podem ser acessados ou feitos diretamente por meio do aplicativo Meu INSS. Confira em seguida alguns exemplos:
- Simulação de aposentadoria;
- Pedido de aposentadoria;
- Extrato para Imposto de Renda (Informe de Rendimentos);
- Agendamento de perícia;
- Consulta de benefícios;
- Prova de vida;
- Salário-maternidade urbano;
- Extrato de empréstimo consignado;
- Carta de concessão do benefício;
- Revisão de benefício;
- Declaração de regularidade da situação do contribuinte individual;
- Recursos;
- Cessação de benefício por óbito;
- Cadastro de declaração de cárcere/reclusão;
- Cadastrar ou renovar representante legal;
- Reativar benefício, entre outros.
Como entrar no aplicativo do Meu INSS?
Primeiramente é importante baixar o aplicativo na loja de APPs do seu celular. Caso preferir, acesse pelo site. Depois, basta fazer um cadastro. Confira o passo a passo em seguida:
- Entre no site meu.inss.gov.br – ou baixe o aplicativo no seu celular – e clique em “cadastrar senha”;
- Informe o seu CPF, nome completo, telefone e e-mail;
- Vá em “não sou um robô” e aceite os termos de uso e política de privacidade antes de prosseguir;
- Em seguida, responda a todas às perguntas pessoais e clique em “continuar”;
- Nas páginas seguintes, preencha informações sobre sua vida contributiva – quando foi sua última contribuição para a Previdência, qual a faixa de salário e se já recebeu algum tipo de benefício previdenciário, por exemplo;
- Depois que acabar, vá em “criar senha”;
- Após isso, escolha a opção “entrar com gov.br’;
- Digite o CPF, a senha cadastrada, em seguida leia e aceite os termos de uso;
- Pronto! Você estará apto a utilizar os serviços.
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