Não é de hoje que a energia é essencial para vida de todos, pois a grande maioria das ferramentas que usamos no dia a dia depende da eletricidade. Contudo, a conta de luz também tem sido uma das que mais aperta o bolso dos brasileiros e por isso vamos explicar como é possível garantir a tarifa social conta de luz.
Entenda como economizar uma grana com a tarifa social conta de luz. Então acompanhe todas informações sobre esse assunto!
Conheça a tarifa social conta de luz
Tarifa social conta de luz é um benefício que está disponível para milhões de famílias em todo o território nacional. De acordo com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) apenas no ano passado esse auxílio ajudou mais de 12 milhões de unidades familiares a economizar uma grana com as contas de luz.
Leia mais:Projeto de Lei decisivo para CRIPTOMOEDAS será votado HOJE (29)
No geral, no Brasil temos realmente uma conta de luz cara e isso prejudica as pessoas que e famílias que vivem com uma renda per capita reduzida. Por isso, em 2021, todos que tinham interesse no benefício, estavam dentro dos requisitos e inscritos no CadÚnico entraram automaticamente no programa das agências de energia do país.
No entanto, a permanência no programa exige que o cadastro esteja sempre atualizado e dentro das regras do tarifa social conta de luz. Nesse caso, muitas pessoas acabam perdendo o benefício por estarem desatualizadas, mas vamos informar quais as condições para entrar e permanecer no programa.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Veja também:
Quais requisitos para conseguir a tarifa social conta de luz?
Em suma, as famílias que estão dentro das condições abaixo têm o direito de garantir o desconto da tarifa social conta de luz e pagar até 65% a menos do valor total:
- Famílias inscritas no Cadastro Único com renda familiar per capita menor ou igual a meio salário mínimo (R$ 606);
- Idosos com 65 anos ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC);
- Famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal de até 3 salários mínimos (R$ 3.636), que tenham no domicílio portador de doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico exija o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica.
Leia mais: Saiba quem recebe pagamento do INSS nesta TERÇA-FEIRA, dia 29
Nesse sentido, vale destacar que a inclusão passou a ser automática no final de 2021 para as pessoas do Cadastro Único ou do Benefício de Prestação Continuada. Então, os consumidores não precisarão procurar as empresas de energia para requerer o desconto na conta de luz.
Como funcionam o descontos da tarifa social conta de luz?
O desconto da fatura da conta de luz devido a tarifa social acontece de acordo com o consumo da família beneficiária. Ou seja, o percentual varia com a quantidade de Quilowatts hora que o marcador registra de consumo mensal.
Nesse sentido, os descontos saem dos 10% e podem chegar até os 100%, mas esse máximo é reservado para famílias indígenas e quilombolas. Então confira os descontos:
Leia mais: PREPARE-SE: Energia elétrica vai ficar mais cara ano que vem, saiba por que
Desconto da tarifa social conta de luz para CadÚnico e BPC
- Consumo mensal até 30 KWh: 65% de desconto
- Consumo mensal de 31 KWh a 100 KWh: 40% de desconto
- Consumo mensal de 101 KWh a 220 KWh: 10% de desconto
Leia mais: INSS libera novo lote de pagamento de atrasados; Saiba como consultar
Desconto da tarifa social conta para indígenas e quilombolas
- Consumo mensal até 50 KWh: 100% de desconto
- Consumo mensal de 51 KWh a 100 KWh: 40% de desconto
- Consumo mensal de 101 KWh a 220 KWh: 10% de desconto
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o PicPay. Clique no link e saiba mais.
Como ganhar dinheiro usando o PicPay? Saiba tudo sobre o cashback
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!