Já imaginou saber que a conta de luz vai subir novamente ? Quanto isso afeta seu orçamento familiar mensal? É importante que os moradores das regiões Norte e Nordeste se preparem para o anúncio do governo federal de um possível aumento dessa conta.
Isso porque tramita no Senado Federal um projeto de lei (PL) que visa encarecer a energia elétrica nessas duas regiões brasileiras. Importante destacar que tanto o Norte quanto o Nordeste são conhecidos por serem grandes produtores e exportadores desse tipo de energia em todo o Brasil.
Leia em seguida: Novo Aumento De Margem Libera Mais De R$1.379,56 Para Aposentados Do INSS
A conta de luz vai subir quanto?
O projeto de lei estabelece que as tarifas de eletricidade devem aumentar em 2,4%. O PL acabou aprovado pela Câmara dos Deputados e agora aguarda o cargo de Senador Federal. No entanto, apesar de ter sido aprovado pelos deputados, o Ministério de Minas e Energia discordou do aumento proposto e, portanto, contrariou o projeto.
O ministério ainda fez um alerta e criticou a proposta que visa atingir as duas regiões brasileiras citadas. O principal órgão que representa os consumidores de energia também se opôs à proposta.
Além disso, a proposta propõe a suspensão de duas resoluções da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Essas resoluções tratam então das tarifas impostas ao uso dos sistemas de transmissão e distribuição de energia.
O projeto foi elaborado pelo deputado federal Danilo Forte, natural de União e eleito pelo Ceará. Ele esteve questionado sobre o possível impacto da proposta caso acabasse aprovada no Senado, mas não deu nenhuma explicação ou comentário sobre o assunto.
Leia em seguida: Consulte O Valor Do Novo Salário Mínimo Com O Governo Lula
Tem como deixar a conta de luz mais barata?
Os consumidores podem tentar aderir ao regime de tarifa social. Aqui está uma oportunidade de reduzir sua conta de eletricidade, reduzindo assim seu consumo mensal de eletricidade.
Este programa é para pessoas de baixa renda. O programa promove descontos de até 65% na conta de luz. No entanto, existem requisitos adicionais que precisam acabar atendidos para receber os benefícios. Esses requisitos são determinados pelo Departamento de Cidadania.
Veja outras regras: Famílias precisam estar cadastradas no CadÚnico; renda familiar per capita mensal inferior a meio salário mínimo; ou barracas fornecem até três salários mínimos por mês para famílias com deficiência que necessitam de uso constante de aparelhos ligados à energia elétrica.
Os descontos de eletricidade são aplicados cumulativamente. Isso significa que quanto menor o consumo residencial, menor o desconto na conta. O cálculo segue a seguinte lógica:
- Consumo mensal até 30 kWh – 65% de desconto;
- Consumo mensal de 31 kWh a 100 kWh – 40% de desconto;
- Consumo mensal de 101 kWh a 220 kWh – 10% de desconto;
- Consumo superior a 220 kWh – 0%.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!