A nova equipe de transição do presidente Lula, eleito para retornar ao cargo em 2023, estuda mudanças nas regras da pensão por morte.
Assim a equipe de transição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estuda realizar mudanças na reforma da previdência, veja aqui os itens que poderão ser modificados!
Mudanças na reforma da previdência
Primordialmente a nova equipe de transição do presidente Lula, eleito para retornar ao cargo em 2023, estuda realizar mudanças na reforma da previdência. Isso pois, para o novo governo petista, a reforma da previdência foi uma das mais cruéis reformas do Governo Bolsonaro.
Leia mais: Quanto tempo leva para ser aprovado no Auxílio Brasil? Confira agora
Dessa forma, dentre os pontos analisados estão, revisão da fórmula de cálculo da pensão por morte e aposentadoria por invalidez que, após a provação das novas regras, deixaram de ser pagos de forma integral. De acordo com integrantes, a intenção é de que, na pensão por morte, o valor suba para algo entre 70% e 80% do valor do benefício, que hoje equivale a somente 50%.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Aposentadoria por invalidez também será repensada
De acordo com os técnicos do Grupo de Trabalho, a sugestão é que o benefício volte a ser pago em valor integral, enquanto atualmente corresponde a somente 60% da média dos recolhimentos, com um adicional de 2% a cada ano que exceder 15.
Leia mais: Veja o passo a passo para saber se você vai receber pagamentos atrasados do INSS
As mudanças trazidas pela reforma teriam impactado negativamente a vida de diversos aposentados desde o início da reforma, pedindo assim uma reestruturação. Todavia a nova mudança não envolveria pagamento retroativo do novo valor em relação ao antigo.
Porque a reforma da previdência foi PÉSSIMA para os trabalhadores?
Anteriormente aprovada pelo governo Bolsonaro, a reforma da previdência deu o que falar.
A reforma da previdência trouxe diversas adversidades para os trabalhadores brasileiros, como a nova idade mínima para a aposentadoria, sendo de 65 anos para homens e 62 para as mulheres.
Leia mais: Governador libera pagamento de um 14° salário: Confira quem recebe
Ficou também definido um novo mínimo de 15 anos de contribuição para mulheres e 20 para homens, sendo necessários 40 anos de contribuição para receber o teto do INSS em salário integral.
Lula promete ACABAR COM AS DÍVIDAS e ANTECIPAR O 13º!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o mundo dos aposentados e pensionistas! Clique no link e saiba mais.
INSS: Pagamento do 13° dos aposentados e pensionistas tem NOVAS DATAS
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!