Empréstimo Consignado: Novas Regras para 2022!
A margem de empréstimo consignado é de suma importância para pagar empréstimos sem prejudicar tanto o orçamento mensal do segurado.
Leia mais: Aposentados vão receber R$1,5 bilhão em atrasados nesse mês!
Os aposentados e pensionistas do INSS precisam tomar cuidado às novas regras do crédito consignado, que vão mudar no dia 1° de janeiro de 2022.
Assim, os beneficiários que ainda estão em busca de um empréstimo precisam correr até a próxima semana para conseguir condições mais vantajosas.
A principal e mais objetiva alteração que será feita é referente a redução da margem consignável (trata de um limite de valor das parcelas descontadas do salário ou benefício para a contratação de um empréstimo).
Nos dias de hoje, ainda está valendo o percentual de 40% do valor do salário, sendo 35% podendo ser comprometido para empréstimo e 5% podendo ser comprometido para cartão de crédito.
Leia mais: Recorde histórico no salário mínimo para 2022
Todavia, a margem de 40% está prestes a acabar, pois a validade está prevista para ter fim no dia 31 de dezembro, passado esse dia voltará as regras de anteriormente.
Sendo o total a ser comprometido de 35%, 30% pode ser comprometido para empréstimo e 5% pode ser comprometido em cartão de crédito.
Bem como pode ter alterações no número de parcelas, que hoje é equivalente a 84 meses, em 2022 pode ocorrer de ser em 72 meses.
Além disso, outra regra que deve deixar de valer já no dia 1º de janeiro diz respeito à carência de até 120 dias, concedida pelos bancos e instituições financeiras para os novos e antigos contratos de consignado.
Vale lembrar que essa carência é facultativa, assim, a pausa no pagamento só ocorre se o banco quiser.
Leia mais: Governo muda os valores do 14º salário
Se você gostou das informações sobre empréstimo consignado, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS: