O sistema de Valores a Receber do Banco Central estava sendo preparado para ser reaberto para consultas desde maio de 2022. No entanto, a instituição financeira adiou o seu início, e, desde então, o dinheiro continua “esquecido“. Portanto, não há uma data confirmada para que se comece uma nova rodada de liberações dos valores. Mas milhões de brasileiros procuram saber se tem algo a receber em dezembro.
O adiamento realizado pelo Banco Central aconteceu devido a greve dos servidores. Então, as consultas à plataforma continuam, de acordo com a instituição, suspensas temporariamente.
O Banco Central anunciou que, em breve, irá divulgar um novo calendário de reabertura do sistema de Valores a Receber. No entanto, a data não foi informada.
O que é o Sistema de Valores a Receber do Banco Central?
A ferramenta ‘Valores a Receber’ é um serviço em que o cidadão pode consultar se tem dinheiro esquecido em algum banco ou instituição financeira. Mas também pode haver valores em consórcio ou outra instituição financeira e então saber como fazer o saque desses valores.
Leia mais: Preço da conta de luz vai subir muito em 2023; Veja lista das regiões afetadas
De acordo com o Banco Central, acredita-se que há cerca de R$ 8 bilhões de reais em valores esquecidos. Porém, na primeira fase do Sistema de Valores a Receber, uma quantia de cerca de R$ 4 bilhões de reais ficou disponível para devolução.
O dinheiro esquecido pode ser de recursos de:
- Contas corrente ou de contas poupança que foram encerradas, mas com algum saldo disponível no momento do encerramento;
- Tarifas e parcelas, ou obrigações de créditos que foram cobrados de forma indevida, desde que a devolução esteja prevista em Termo de Compromisso, sendo este assinado pelo banco com o Banco Central – BC;
- Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários, assim como os participantes de cooperativas de crédito;
- Recursos não procurados e que estejam relacionados a grupos de consórcio que já foram encerrados.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
2° fase de consultas pelo CPF
Para acessar o Sistema Valores a Receber (SVR), e então saber qual é o valor disponível, assim como pedir a sua transferência, você precisa ter uma Conta Gov.br nos seguintes níveis: prata ou ouro.
Leia mais: CONFIRMADO! Aposentados terão 2 salários na conta em DEZEMBRO
Para consultar se você tem valores para sacar, é só informar o número do seu CPF no portal do Banco Central. Mas lembramos que, por enquanto, esta consulta se encontra em período de suspensão.
Segundo informações do Governo Federal, desde o dia 17 de abril deste ano de 2022, o Sistema de Valores a Receber (SVR) está passando por algumas mudanças. São elas:
- Não será mais necessário fazer um agendamento. A partir de agora, é só pedir o saque dos recursos financeiros no momento da 1ª consulta;
- O sistema contará com novas informações que foram repassadas pelas instituições financeiras;
- Portanto, mesmo que a pessoa já tenha feito o saque do dinheiro e não constou valores na 1ª etapa, ela deverá fazer uma nova consulta, uma vez que as informações serão atualizadas, podendo então haver valores a receber disponíveis.
Alerta do Banco Central
O sistema de valores a receber não está disponível no momento. Além disso, o Banco Central informou que não envia nenhum link, ou entra em contato com o cidadão para tratar sobre o dinheiro esquecido.
Vale ressaltar que a instituição também não liga ou envia mensagem para confirmação de dados. Além disso, não há como entrar em contato com o Banco Central ou com o Sistema de Valores a Receber.
Leia mais: Empréstimo com Garantia de Celular: veja como funciona
Portanto, nunca clique em links suspeitos que são enviados para o seu endereço de e-mail, por SMS, Whatsapp ou Telegram. Além disso, não faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores.
Assim que o Banco Central liberar a data da consulta de valores a receber, vamos informar.
Você também vai gosta de saber sobre o 14º salário:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!