Aprenda a usar o consórcio imobiliário para realizar seus sonhos e objetivos! Confira aqui como funciona essa modalidade totalmente brasileira!
Através do consórcio imobiliário é possível unir diferentes pessoas, em grupos que tem a intenção de formar uma poupança e obter um bem ou serviço em específico, como imóveis, automóveis e mais.
O que é um consórcio?
Um consórcio é ”uma forma de financiamento”, onde unem-se indivíduos que tem como objetivo a aquisição de um mesmo bem. Assim, através do consórcio, o grupo formado por essas diferentes pessoas realiza pagamentos mensais referentes ao bem e são contemplados, um por mês, para receber o bem.
Leia mais: É possível dar entrada em aposentadoria por invalidez do INSS pela internet; saiba como
Veja abaixo alguns dos bens mais comuns comprados e negociados através de consórcios:
- Imóveis;
- Automóveis;
- Eletrônicos.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como funciona o consórcio imobiliário?
O consórcio imobiliário, tal qual qualquer outro tipo de consórcio, opera através do pagamento de parcelas, pagas mensalmente com o objetivo de adquirir um imóvel. Dessa forma cada membro do consórcio contribui com uma parte do valor do imóvel.
Leia mais: R$ 450 milhões: Veja o passo a passo para apostar na Mega da Virada com maior prêmio da história
Periodicamente, através de um sorteio mensal, um dos beneficiários do consórcio recebe uma carta de crédito no valor do bem, que pode ser utilizada na compra do imóvel.
É possível também oferecer lances para obter a carta de crédito, de modo que quem oferecer o maior lance leva uma carta de crédito para comprar o imóvel.
Quais os benefícios de um consórcio imobiliário?
O consórcio imobiliário tem diversos benefícios e dificuldades, como os gastos envolvendo seguros do imóvel. Além disso, deve também ser paga uma taxa administrativa ao fundo de reserva. Vale também destacar que deve-se fazer um comparativo dessas taxas pois podem variar entre bancos e instituições de crédito.
Dessa forma, as despesas administrativas do imóvel podem totalizar 20% do valor total. Todavia, a modalidade ainda oferece benefícios. Veja alguns deles abaixo:
- Não há juros de um financiamento nem IOF (Imposto sobre Operações Financeiras);
- Possibilidade de planejamento;
- Trata-se um investimento de risco baixo.
Veja também: Vitória dos aposentados no STF! Confira agora!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o mundo dos aposentados e pensionistas! Clique no link e saiba mais.
Vai ter pagamento do 14° salário do INSS em 2022? Saiba mais
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!