O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode fechar o ano com R$ 15 bilhões faltando, o que pode afetar o pagamentos dos benefícios de fim de ano.
Este valor foi calculado pela equipe econômica do Jornal Valor Econômico e pela Folha de São Paulo. Isto ocorre porque o INSS não é uma prioridade para o governo, já que a previdência é vista como uma inimiga das conta públicas.
No entanto, o INSS é o responsável pelo pagamento de diversos benefícios aos cidadãos como aposentadoria e outros auxílio para os trabalhadores. Além de ser uma peça importante para o pagamento de programas de transferência de renda como o Beneficio de Prestação Continuada (BPC).
Dessa forma, o atual governo acabou negligenciado mais o instituto, o que resultou no provável travamento do instituto.
O que aconteceu durante o governo Bolsonaro?
Os funcionários do INSS devido a sobrecarga e insatisfação com o salário acabaram entrando em uma greve por dois meses. O que afetou os serviços prestados pelo instituto. Dessa forma, mesmo que o INSS forneça a grande parte de seus serviços de forma online, a avaliação dos pedidos estava demorando até 60 dias. O que significa que pedidos de aposentadoria, pensões, auxilio doença entre outros, todos foram atrasados.
Leia Mais: Lula quer mudar regras de pensão por morte; veja proposta
O que os funcionários do INSS exigiram durante a greve foi a recomposição do salário em uma taxa de 20%. Além disso, também pediram a realização de novos concursos públicos, já que o último concurso que houve foi em 2015.
As reinvindicações dos funcionários foram atendidas?
Como a intenção de se reeleger o atual presidente Jair Bolsonaro anunciou um concurso público para o INSS com mil vagas.
Leia Mais: Você pode ter dinheiro do PIS/Pasep esquecido na Caixa; veja prazo para resgate
Dessa forma, como haviam mais de 2 milhões de pedidos do INSS aguardando analise foi feita uma força-tarefa para dar mais rapidez aos procedimentos da plataforma do INSS. Sendo assim, o número de pedido pendentes caiu para menos de um milhão.
No entanto, o valor utilizado pelo pelo governo para conceder os novos benefícios ao INSS podem não ter como ser pagos pelo governo. Desse modo, o atual governo está tentando de alguma forma encontrar uma saída para não deixar milhões de brasileiros sem seus pagamentos.
O governo Lula poderá mudar alguma coisa?
O governo Lula assumirá o país com grandes desafios pela frente. Sendo que um deles é o INSS que pode estar correndo grandes riscos de ficar sem parte da verba necessária.
Leia Mais: Deputada Carla Zambelli tem rede social bloqueada e recebe multa de R$20mil
Caso isto aconteça os pedidos feitos ao INSS podem ser atrasados novamente, além de que estes atrasos podem ser ruins para o próprio instituto já que os segurados podem entrar com ações judiciais e até mesmo exigir que os valores em atraso sejam pagos com correção monetária.
No entanto, o que é ruim é que no Brasil pode se comum que os governos pensem que dever o INSS é normal, já que nada vai acontecer. Desse modo, muitos aspectos precisam mudar para que o instituto seja levado a serio como precisa.
E então, gostou do conteúdo? A João Financeira traz em seguida as últimas notícias de hoje sobre os PAGAMENTOS EXTRAS PARA APOSENTADOS. Clique no link em seguida e saiba mais:
Pagamento EXTRA acaba de ser LIBERADO! Vitória dos aposentados
Confira notícias agora sobre a aprovação do 14º Salário
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.