A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é um dos documentos mais esperados pelos brasileiros que completam 18 anos. No entanto, a licença deve ser renovada após um certo tempo, e para isso o motorista deve pagar uma certa quantia. Com isso, tramita na câmara dos Deputados um novo projeto de lei com o objetivo de reduzir o valor da taxa de renovação da CNH. Saiba mais a seguir!
Como funciona o projeto de CNH pela metade do preço?
O texto da proposta do deputado Paulo Bengtson (PL 2.434/2022) estabelece que as pessoas com deficiência visual têm direito a 50% de isenção da taxa.
Leia em seguida: INSS: Idosos vão receber o décimo quarto salário; Veja quando será pago esse abono, datas e valores! Confira como receber essa grana
O deputado responsável pelo projeto, Paulo Bengtson, informou que o objetivo do projeto é oferecer mais equilíbrio no valor das taxas de renovação da CNH, já que motoristas com deficiência visual são obrigados a renovar o documento em um prazo menor. Do que outros motoristas.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quem tem direito?
Pela proposta, motoristas com pelo menos 20% de visão em um olho têm direito a 50% de desconto. Vale a pena notar que a situação diz respeito à visão monocular, a qual é uma deficiência sensorial. Os condutores com visão monocular podem aceder aos seguintes prazos para renovação do documento
- 10 anos para menores de 49 anos;
- 5 anos para pessoas de 50 a 69 anos;
- 3 anos para pessoas com 70 anos ou mais.
Leia em seguida: Revisão da vida toda do INSS pode render uma BOLADA; saiba mais
Como está a aprovação da CNH com desconto?
O Projeto de Lei foi apresentado na Câmara dos Deputados no dia 8 de setembro deste ano, onde continua em tramitação.
Leia em seguida: Quando será liberado o décimo terceiro salário para beneficiários do Auxílio Brasil?
Porém, a proposta ainda necessita da aprovação de algumas comissões, como a Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC), Viação e Transportes (CVT), Finanças e Tributação (CFT) e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CPD).
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Clique no link e saiba mais.
Confira também;
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.