INSS anuncia que pode suspender atividades por falta de recursos! Veja aqui quais os benefícios cancelados em 2022!
A falta de recursos, anteriormente atribuída à má administração do governo Bolsonaro, acabou fazendo com que o INSS
Crise no INSS
O INSS, que já vinha enfrentando dificuldades com o pagamento do 13º em parcela antecipada, acabou agora aderindo a um plano de emergência para arcar com as despesas, mais de 70% correspondentes à previdência.
Leia em seguida: Saiba como ver o seu FGTS pelo telefone
O crescimento de gastos é atribuído também à aceleração de análises de requerimentos, ocorrida no INSS em virtude de mudanças no regulamento e do uso de robôs. Todavia a hipótese tem algumas falhas, haja vista que o robô recusou mais pedidos do que aprovou.
Leia em seguida: Começa AMANHÃ o pagamento da SEGUNDA PARCELA do Abono Extra de R$1818
Assim o INSS pretende adotar medidas de caráter emergencial, uma vez que mesmo o Ministério do Trabalho encontra-se incapaz de ajudar com os gastos do orçamento.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Atrasos no INSS
Enquanto isso, diversos benefícios do INSS ultrapassam o tempo máximo estabelecido pelo órgão, que é de 45 dias para a análise do benefício e mais 45 dias prorrogáveis.
Todavia, benefícios como o Auxílio-reclusão podem levar até 480 dias em média para serem analisados, muito além do prazo máximo.
Alguns benefícios do INSS tem um tempo médio de até 486 dias para serem concedidos, como é o caso do Auxílio-reclusão. Todavia, o próprio INSS estabelece um prazo máximo de 90 dias para analisar benefícios, sendo 45 dias de análise prorrogáveis por mais 45.
Leia mais: 14° Salário é liberado por governador de um estado: Saiba quem recebe
Benefícios por incapacidade acidentária, como o auxílio-acidente, aposentadoria por invalidez, pensão por morte e auxílio-temporário levam, em média, 122 dias para serem concedidos.
Já o BPC pode levar até 223 dias, em média.
Atrasos na aposentadoria
Também devido à crise no INSS, aposentadorias leva uma média de 68 dias em análise, em alguns estados atingindo até 190 dias de média, como no Tocantins.
Leia mais: INSS: Vitória dos aposentados é CONFIRMADA no STF.
E segundo as informações mais recentes do próprio INSS, a situação ainda pode piorar.
Veja também: Lula pode não assumir a presidência!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o mundo dos aposentados e pensionistas! Clique no link e saiba mais.
Revisão da vida toda INSS: Quem tem direito e quando vale pedir?
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!