Veja: Aposentadoria mais rápida!
A fila de solicitação de benefício perante o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), cresce a cada dia mais, como consequência, enseja na demora para ser realizada a análise de concessão do benefício. Alguns fatores que implicam na acumulação das solicitações de aposentadorias, é a falta de servidores públicos para a realização dessa tarefa e também, em decorrência da Pandemia do Covid-19, muitas agências da previdência social estavam fechadas.
Leia mais: INSS: aposentadorias e licenças!
Com isso, há necessidade do trabalhador, saber quais meios podem facilitar a análise do seu benefício, em um curto espaço de tempo e ter seu pedido deferido pelo Instituto. Confira a seguir, alguns métodos que auxiliarão na hora da sua solicitação, os quais podem ser utilizados em benefícios que exigem análise mais aprofundada como o período especial e o trabalho no exterior, por exemplo.
Pedido de Benefício feito pelo Segurado:
O segurado do Instituto, que escolher fazer a solicitação da sua aposentadoria sozinho, poderá fazer através do site/aplicativo Meu INSS. Nessa situação, é necessário ainda mais cautela na hora de preparar os documentos, para comprovação das exigências necessárias, evitando dessa forma, o indeferimento do seu pedido.
Será o trabalhador, quem deverá realizar a digitalização dos documentos e anexar no aplicativo do INSS, devendo seguir o passo a passo estabelecido pela plataforma. Caso, o segurado não queira fazer pela internet, poderá solicitar pelo telefone 135, da Central de Atendimento do INSS, de segunda a sábado, das 07:00h às 21:00h.
Pedido do Benefício feito pelo Advogado:
Leia mais: Como sacar o dinheiro do Auxílio Brasil?
Muitos cidadãos, optam em realizar a contratação de um advogado especialista em direito previdenciário, para fazer o pedido do seu benefício. Mas atenção, não é obrigatório, pois o trabalhador poderá encaminhar sozinho, como mencionado anteriormente.
Algumas vantagens de contratar um advogado especialista é a comprovação de cada período de contribuição, com data de início do vínculo e data fim, bem como, detectar possíveis falhas presentes no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), verificar a possibilidade de serem excluídas as menores contribuições, inserir contribuições que não estejam no sistema do INSS, ou ainda, regularizar detalhes necessários.
Destaca-se que, é muito importante, realizar a regularização do CNIS antes de requerer o pedido de aposentadoria, pois não implicará em indeferimento ou demora na concessão do benefício.
Leia mais: Salário-Maternidade: MUDOU TUDO!
Se você gostou das informações sobre Aposentadoria mais rápida, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS: