O aumento de salário vai ser acima da inflação! Atualmente, ela está elevada, devido aos aumentos de preços que estão causando turbulência na economia brasileira. Portanto, para que as pessoas possam ter poder de compra, haverá um novo piso salarial nacional mínimo acima da inflação!
Sendo assim, os pagamentos do INSS também sofrem alteração. Todavia, além do salário mínimo alterado, o STF autorizou a revisão da vida toda aos aposentados. Sendo assim, o pagamento de muitos pode aumentar ainda mais. Entenda.
Aumento do salário mínimo
O aumento do salário mínimo não afetará somente quem trabalha em regime CLT. Portanto, os pagamentos do INSS, como aposentados e pensionistas, também sofrem alteração.
Além disso, os acréscimos transformam os valores dos benefícios:
- Seguro desemprego;
- PIS/Pasep;
- Abonos;
- Benefício de Prestação Continuada.
Mas o seguro-desemprego deve respeitar o salário mínimo vigente. O adicional salarial, que é o PIS/Pasep, pode chegar ao valor do piso salarial nacional para os trabalhadores que estavam empregados até o ano-base de pagamento.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Qual será o novo salário mínimo?
O valor do salário mínimo gera dúvidas em muitos. Afinal, na semana passada, o atual governo informou que o piso salarial nacional para 2023 será de R$1302. Portanto, considerando apenas as alterações de 2022.
Leia mais: Saque FGTS: confira o calendário para 2023
Todavia, a equipe de transição do presidente Lula conseguiu a aprovação do valor de R$1.320 reais. Porém, para esse valor ser o oficial deve ser assinado o novo Orçamento de 2023.
Revisão da Vida Toda no aumento de salário
O Supremo Tribunal Federal aprovou a revisão da vida toda dos aposentados do INSS. Portanto, essa ação permite que os aposentados usem o salário total para calcular o valor do benefício do INSS. Mas não somente os pagamentos depois de julho de 1994, como antes.
Leia mais: Bolsa Família 2023: confira o calendário
No entanto, quem se aposentou com os direitos adquiridos das regras anteriores também pode ter o direito de revisão. Mas o pedido para essa revisão deve ser requerido no prazo de 10 anos, contando do mês seguinte ao primeiro mês de pagamento da pensão.
O ideal é fazer os cálculos antes de entrar com o pedido para ver se vai compensar. Afinal, há casos em que o aumento do salário chega a 30%. Mas há casos em que o pedido pode não ser a melhor opção.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!