Alguns aposentados poderão ter o aumento de salário se solicitarem a revisão da vida toda do INSS. Para algumas pessoas, o valor extra poderá chegar a R$ 1.000. Essa revisão estava em julgamento no Supremo Tribunal Federal- STF. Entenda melhor o que é.
No ano de 1999 aconteceu uma reforma da previdência, responsável por algumas mudanças não favoráveis para os beneficiários do INSS. Nessa reforma, as contribuições feitas antes de julho de 1994 foram descartadas. Então, digamos que os beneficiários tivessem grandes contribuições nesse período, teve sua média diminuída. A revisão da vida toda do INSS serve para mudar essa realidade.
O que é a revisão da vida toda do INSS?
Para auxiliar essas pessoas que tiveram prejuízo com esse descarte, o STF julgou a revisão da vida toda do INSS. Com essa revisão, os beneficiários podem incluir as contribuições que foram descartadas, aumentando o salário recebido.
Leia mais: Saiba como fazer a prova de vida do INSS em 2023
Essa ação estava em julgamento desde o ano anterior e passou por diversas reviravoltas, bem como a retirada do plenário virtual para o físico, o que recomeçaria o julgamento do zero. Mas, o STF decidiu manter os votos já dados e terminou o julgamento em 6 votos a 5.
Quem tem direito a revisão da vida toda do INSS?
Para ter direito a revisão da vida toda do INSS, não basta apenas ter tido as contribuições descartadas, também é preciso cumprir alguns requisitos. Veja em seguida:
- Benefício concedido entre 29 de novembro de 1999 e 12 de novembro de 2019;
- Possuir contribuições antes do mês de julho de 1994;
- A concessão do benefício previdenciário precisa ter sido aprovado há menos de 10 anos. Assim, a contagem do prazo começa no primeiro dia do mês subsequente ao recebimento do primeiro salário.
Contudo, é preciso ter alguns cuidados ao solicitar a revisão da vida toda do INSS. Não será vantajoso para todos os beneficiários. Por exemplo, se o beneficiário tinha salários mais baixos durante o período descartado, ou se contribuiu por pouco tempo antes do descartado, a revisão poderá diminuir a sua média salarial.
Leia mais: Vai sair 14° salário para os aposentados esse ano? VEJA AGORA
Como solicitar a revisão da vida toda do INSS?
Os beneficiários que cumprem os requisitos para solicitar a revisão da vida toda do INSS deverão ingressar com uma ação judicial. Portanto, não será automático o pagamento. Contudo, é sempre importante analisar se será vantajoso ou não, pois existem as questões já faladas, que podem fazer a média salarial diminuir.
De acordo com cálculos da Previdência Social, o aumento no salário dos beneficiários é de cerca de R$ 1000. Então, confira se você está na lista dos que podem receber esse benefício!
Leia mais: Oficial: Novo calendário de pagamentos do INSS divulgado
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!