A revisão da vida toda foi aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 1º de dezembro. Portanto, a medida permite que os segurados usem as remunerações recebidas antes de 1994 no cálculo dos seus benefícios.
Antes da data do julgamento, os cálculos das aposentadorias e pensões só eram feitos considerando os salários recebidos a partir de julho de 1994. Período quando entrou em vigor o Plano Real. Porém, a ação não é obrigatória para todos os segurados.
Os ministros do Supremo entenderam que, por não ser vantajosa para todos, a solicitação da revisão da vida toda deve ser uma opção para aposentados e pensionistas. Mas há pessoas usando essa ação para aplicar golpes. Entenda.
Golpe da revisão da vida toda
A aprovação da revisão da vida toda abriu espaço para um novo golpe. Infelizmente tem como vítimas os aposentados e pensionistas do INSS. Portanto, a ação dos golpistas consiste em abordar os segurados solicitando dados, mas cobrando valores usando a revisão da vida toda como justificativa.
Leia mais: Notícia quente: Folha de pagamento dos aposentados tem surpresa
O golpista finge ser atendente do órgão previdenciário e pede cópias de documentos, endereço, números de telefone e até de benefício. Todavia, a desculpa é ser uma solicitação necessária para a revisão. Mas em hipótese alguma, as pessoas cadastradas no INSS devem conceder os seus dados a desconhecidos.
Os segurados devem ficar atentos, pois o INSS não entra em contato com aposentados e pensionistas para encaminhá-los no processo de revisão da vida toda. E também não cobra qualquer valor ou taxa para atualizar o cálculo do benefício.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Dicas para evitar o golpe
A revisão da vida toda só será feita se for solicitada pelo próprio beneficiário. Portanto, é ele quem tem o poder de escolha sobre qual modalidade de cálculo é mais favorável para si.
Leia mais: EU AVISEI! 14 Salário ANTECIPADO para APOSENTADOS e PENSIONISTAS do INSS pelos bancos
A Justiça Federal publicou pelo Comitê Executivo da Estratégia Nacional Integrada para Desjudicialização da Previdência Social o seguinte alerta:
“O Comitê orienta, também, a não repassar a terceiros desconhecidos ou com quem não tenham relação de confiança, informações ou dados pessoais, tais como senha de acesso ao ‘gov.br’, fotografias, cópias de documentos, números de documentos e de telefone ou de benefício, para o fim de obter a revisão de sua aposentadoria pela revisão da vida toda”.
Portanto, cuidado ao receber qualquer tipo de ligação. O INSS não faz revisão da vida toda.
Veja também:
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!