O novo ministro da Previdência Social do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Carlos Lupi, vai acabar com a fila no INSS! Confira!
As filas no INSS bateram recorde em 2022 após a pandemia, com alguns procedimentos podendo levar anos para cumprir a fila.
Novo Ministro da Previdência quer acabar com as filas no INSS
O futuro ministro da Previdência Social do governo do novo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Carlos Lupi, prometeu acabar com a fila no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no primeiro ano do mandato do PT, este ano de 2023.
Leia mais: Aposentadoria vai mudar! Veja o que muda em 2023
“A nossa intenção é zerar a fila e voltar ao que era no governo Lula inicial, de cinco dias para a obtenção do benefício”,
foi o que disse Lupi a repórteres neste domingo (1/1), ao chegar ao Palácio do Planalto. Segundo ele, atualmente, a fila de espera é de seis a sete meses.
Em investigações realizadas no início do ano, estimaram-se filas ainda maiores no INSS, que vem sendo reduzidas desde então.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Revogação de medidas sobre o INSS de Jair Bolsonaro
Um suposto revogaço de medidas autorizadas por Bolsonaro, prometido por Lula, seria pauta do novo ministro da previdência em 2023. Todavia, segundo o mesmo, ainda não há previsão para tais desenvolvimentos.
Muito se fala em revogar a reforma da previdência, mas Lupi ainda não confirmou a revogação. “De início, não. Vou dar uma examinada antes”, disse ele.
Leia mais: Finalmente aposentados vão ter 2 aumentos no salário: Veja agora os 2 valores
Também presente hoje, Fernando Haddad evitou comentar sobre possíveis grandes revogações ao chegar ao Planalto. “Não quero falar sobre isso hoje para não ofuscar a posse de Lula”, disse Haddad.
Ainda na véspera da posse, o governo Bolsonaro publicou medidas, como isenção fiscais para operadoras de cambio, que devem custar aos cofres públicos cerca de R$ 6 bilhões a mais do que no Orçamento de 2023.
INSS começa em breve os pagamentos de 2022
Como é bem sabido, pagamentos do INSS dividem-se através do número do beneficiário e o valor pago, dividido entre 1 ou mais salários mínimos.
Para quem recebe um salário mínimo em 2023, os pagamentos terão início em breve, no dia 25 de Janeiro, já com o novo valor.
Confira abaixo o calendário completo:

Confira também: 14º Salário será pago neste mês de Janeiro? Veja as novidades!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o mundo dos aposentados e pensionistas! Clique no link e saiba mais.
PROVA DE VIDA DO INSS GANHA NOVAS REGRAS; Fique atento para não perder seu benefício
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!