Aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS devem ficar atentos aos novo pente fino do INSS! Quem não atualizar seus dados pode ter benefícios cancelados! Saiba mais a respeito abaixo!
O que é o Pente Fino do INSS?
Essa auditoria do INSS faz parte do controle para evitar prejuízos futuros ao erário público e se alguém está recebendo benefícios insuficientes.
Leia em seguida: INSS: O que é a revisão da vida toda do INSS – Veja agora
Sendo assim, se você tiver problemas persistentes com o instituto ou se seus registros estiverem incorretos, pode ser necessário reavaliar. O processo começou em novembro deste ano e vai até abril de 2023.
A entidade envia correspondência para o endereço cadastrado e também avisa via Meu INSS, para que o inscrito irregular possa suprir a lacuna.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quais são os benefícios fiscalizados pelo pente fino do INSS?
O Instituto Nacional do seguro Social (INSS) tem como foco os beneficiários de benefícios temporários por incapacidade (subsídio de doença) pensão por invalidez permanente (pensão por invalidez) e Benefício de Prestação continuada (BPC).
Leia em seguida: Surpresa: empréstimo consignado em 2023 vai ter alterações; veja o que muda
Na data e hora do exame médico indicado pelo INSS, o especialista avaliará sua capacitância de retorno ao mercado de trabalho e seu direito será cassado.
Beneficio temporário – subsídio doença: esta auditoria se aplica a pessoas físicas que não possuem laudo médico atualizado do INSS. No caso de renda vitalícia em caso de invalidez e indenização em caso de doença: neste caso, serão convocados os segurados que não tenham passado por exame médico por mais de seis meses e que não tenham licença médica ou reabilitação.
Leia em seguida: Atenção: Cuidado para não cair no golpe do 14° Salário
Quanto ao benefício de Prestação continuada (BPC): os BPCs que não realizam exame de saúde há mais de 2 anos consecutivos são obrigados a realizar exames complementares para comprovar a elegibilidade ao BPC. Portanto, você deve ter provas, relatórios médicos e outros documentos para mostrar que ainda tem direito aos benefícios.
Até quando vale o pente fino do INSS?
O segurado pode receber uma notificação a qualquer momento. Consequentemente, durante o encaminhamento, você traspassará por um exame médico para comprovar que ainda não está apto para retornar ao trabalho.
Leia em seguida: Notícia QUENTE: Golpe da revisão da vida toda pode prejudicar você! Entenda
Caso o segurado não cumpra a exigência de não comparecimento do INSS no dia do exame o benefício será reduzido e posteriormente cancelado integralmente.
Lembre-se que no dia do exame é necessário ter consigo os documentos médicos que comprovem a deficiência como atestados, relatórios, exames, etc.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Então clique no link e saiba mais.
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.