Presidente falou sobre o 14º Salário – Veja o que ele declarou!
Em um depoimento sobre o 14º salário realizado pelo Bolsonaro em Guarujá, o presidente mencionou sobre seus respectivos pagamentos. Confira:
O Presidente da República Jair Messias Bolsonaro, se encontrava uns dias atrás em Guarujá, no qual, um de seus fãs questionou sobre o projeto de lei nº 4367/2020, que carrega o tema do 14º salário. O cidadão que pode ser aposentado, questionou sobre os pagamentos do abono e como se encontra a situação.
Leia mais: Em 2022 milhões de brasileiros vão ser contemplados pela Tarifa Social
Foi declarado por Bolsonaro, que é quase impossível do 14º salário ser realizado, um dos motivos é que deve gerar um gasto aos cofres públicos de 50 bilhões de reais. O presidente também mencionou das fontes de custeio desse projeto, que foram definidos pela última reunião que ocorreu a aprovação do abono na Comissão de Finanças e Tributação (CFT), no qual deve ocorrer um aumento no CSLL para os bancos, combustíveis e energia.
“Se for taxar um banco, não é taxar um banco”
Foi declarado nas últimas reuniões que ocorreram na CFT por alguns deputados federais que fazem parte da base do Governo Federal, que o Presidente Bolsonaro, estaria apoiando a aprovação do 14º salário, porém, com a última declaração do presidente, acabamos ficando com um pé atrás. Ai questionamos, será que esse teatro não passa de uma campanha política?
Aprovação para 2022 do 14º salário
O 14º salário se encontra no momento na Câmara dos Deputados, no qual já ocorreu a aprovação do abono pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) e também pela Comissão de Finanças e Tributação (CFT), o que falta no momento é o projeto ser recebido então pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).
Viu isso? Salário Mínimo 2022: Patamar histórico!
Quando ocorrer a aprovação da CCJC, será então a última comissão da câmara a avaliar o projeto, sendo então deferido pela casa e sendo encaminhado ao Senado Federal. Com a aprovação do senado, por fim, após isso, o Presidente da República Jair Messias Bolsonaro deve sancionar o projeto, assim liberando o abono.
Os pagamentos do 14º salário neste ano de 2021, só era possível se o projeto fosse aprovado por essas etapas que se encontram pendente até 22 de dezembro, no qual, a partir desta etapa, os parlamentares acabaram entrando em recesso. Como então não ocorreu a aprovação até a data estipulada, o abono terá a continuidade em sua tramitação em 2022 quando os parlamentares retornarem do recesso.
A expectativa é que os pagamentos do 14º salário ocorram em março de 2022 se tudo ocorrer conforme o planejado, porém, conforme for às próximas tramitações, o mês dos pagamentos podem mudar. De acordo com a aprovação da CFT, o valor que deve ser liberado é de um a dois salários mínimos, dependendo então de quanto cada segurado já recebe do INSS. Porém, este valor que pode ser pago, poderá ser alterado nas próximas etapas.
Dica Bônus:
Ative agora as notificações do Blog da João Financeira, assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre o 14º salário.
Garanta ficar por dentro de todos os seus direitos! Forte Abraço!
Leia mais: INSS: Benefícios previdenciários terão reajuste em 2022
Se você gostou das informações sobre o 14º salário, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS: