O presidente eleito Luis Inácio Lula da Silva já tomou posse do cargo presidencial e muitas mudanças são esperadas com a entrada do novo governo. Desse modo, uma parte dos brasileiros está preocupado com o futuro dos benefícios sociais mantidos pelo governo.
Sendo que um dos grandes questionamentos é sobre o vale-gás. Já que o Auxílio Brasil retornará a ser chamado de Bolsa Família. Dessa forma, os beneficiários do vale-gás estão preocupados se o vale-gás será mantido.
Portanto, o que preocupa muitos brasileiros é que como o Auxílio Brasil passará a ser chamado novamente de Bolsa Família, os outros benefícios ligados ao programa de transferência de renda do governo seja extinto.
No entanto, o vale-gás deverá ser mantido pelo novo governo deste ano. Porém, o valor do benefício voltará a ser baseado no valor de 50% do preço médio do gás de botijão de cozinha de 13 kg. Isto porque, a medida provisória que aumentou o valor do vale-gás para 100% do valor médio somente tinha validade até o mês de dezembro de 2022.
Leia Mais: Agora sim! Folha de pagamento dos aposentados vai mudar! Ótima NOTÍCIA
Dessa forma, o vale-gás continuará sendo pago pelo novo governo neste ano e os pagamentos continuarão sendo feitos a cada dois meses. Sendo que o valor médio do botijão é calculado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que divulga o valor mensalmente no 10º dia útil do mês. Desse modo, veja quem tem direito ao benefício.
Quem recebe o vale-gás em 2023?
De acordo com as regras de 2022, para ter direito ao vale-gás, o beneficiário deveria possuir inscrição ativa no CadÚnico; ter renda familiar per capita de meio salário mínimo ou renda familiar total menor, ou igual a três salários mínimos; ter entre os membros da família os beneficiários do benefício de Prestação Continuada.
Leia Mais: Acaba de sair! Duas vitórias dos aposentados no STF! Ótima notícia
No entanto, nem todas as pessoas que se encaixam nas regras recebem o benefício, já que o valor do benefício é limitado. Desse modo, tem prioridade para receber o vale-gás, as famílias que:
- Possuem cadastro atualizado, nos últimos dois anos, no CadÚnico
- Possuem menor renda
- Possuem maior quantidade de integrantes
- Beneficiários do Auxílio Brasil
O que o novo governo pode alterar no vale-gás?
O novo governo criticou o ex presidente Jair Bolsonaro por fazer cortes no programa do vale-gás. Isto porque, no governo de Bolsonaro, o benefício deveria ter atendido 24 milhões de brasileiros, porém apenas seis milhões estão recebendo o benefício.
Leia Mais: EU AVISEI! 14 Salario ANTECIPADO para APOSENTADOS e PENSIONISTAS! Surpresa para todos no INSS
Deste modo, o novo governo entende que o benefício deve ser liberado para todas as pessoas que tem direito.
Portanto, o novo governo poderá incluir mais de 18 milhões de beneficiários em 2023.
Quando será feito o pagamento do vale-gás?
O pagamento do vale-gás deve ser feito de acordo com o calendário do Bolsa Família. Mas é importante lembrar que o benefício só é pago a casa dois meses. Dessa forma, o vale-gás será depositado na conta dos beneficiários em fevereiro, abril, junho, agosto, Outubro e dezembro.
E então, gostou do conteúdo? A João Financeira traz em seguida as últimas notícias de hoje sobre os BENEFÍCIOS DOS IDOSOS. Clique no link em seguida e saiba mais:
Fez +60 anos de idade? Saiba então como receber 5 benefícios garantidos em lei para os idosos
Confira notícias agora sobre a Margem Social do INSS
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita. Assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.