O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já divulgou o calendário de pagamentos do beneficio para este mês. Sendo que os benefícios começarão a ser pagos a partir do dia 25 de janeiro e será encerrado no dia 7 de fevereiro.
Portanto, os aposentados e pensionistas do INSS já devem estar ansiosos pelo pagamento, já que a folha de pagamento deste mês terá várias novidades. Sendo uma delas o reajuste dos benefícios, devido ao valor do salário mínimo em 2023 divulgado.
Desse modo, os pagamentos de janeiro prometem um valor maior do que o último pagamento referente a dezembro de 2022. Sendo assim, confira o calendário de pagamentos e as novidades da folha de pagamentos do INSS.
O que o novo salário mínimo tem haver com os pagamentos de janeiro do INSS?
O INSS utiliza como base de seus pagamentos o valor vigente do salário mínimo. Portanto, isto significa que todos os anos os segurados do INSS são beneficiados com o reajuste do salário mínimo.
Leia Mais: INSS: 13º salário dos aposentados vai ser antecipado em duas parcelas? VEJA AGORA
Desse modo, todos os anos o instituto reajusta o valor dos benefícios pagos de acordo com o novo salário mínimo.
Sendo assim, o novo salário mínimo de 2023 já foi divulgado, sendo que de R$ 1.212,00 o piso nacional vai aumentar para R$ 1.320,00. Portanto, como o reajuste do salário mínimo será feito acima do valor da inflação, significa que as pessoas que tem o salário baseado no valor do piso nacional, vão receber um ganho real com o reajuste do mínimo, após 4 anos sem ter o aumento do poder de compra.
Isto porque, o antigo governo adotou um calculo de reajuste do mínimo que era corrigido apenas com base do valor da inflação. Portanto, o poder de compra dos brasileiros não era diminuído, mas também não aumentava.
Portanto, com o salário mínimo de 2023, finalmente os brasileiros vão ter o aumento do poder de compras.
Como os aposentados podem se beneficiar do aumento do salário mínimo?
Como a margem consignável e os valores que podem ser liberados de empréstimo consignado são baseados no valor do beneficio recebido pelo aposentados e pensionistas do INSS, significa dizer que com o aumento dos benefícios, a margem consignável também aumentará. Portanto, o reajuste dos benefícios dão a oportunidade de os segurados da previdência social conseguir um valor maior de empréstimo consignado.
Leia Mais: Saiu lista de pagamentos! INSS vai pagar atrasados para aposentados
O que muda na folha de pagamento do INSS em janeiro?
Devido ao aumento do salário mínimo a folha de pagamentos de janeiro do INSS deverá ser reajustada de acordo com o novo valor do benefícios de seus segurados. Além disso, na folha de pagamento será informada a nova margem consignável dos segurados. Isto porque, o aumento do salário mínimo implica no aumento do valor dos benefícios pagos pelo INSS que tem como consequência um maior valor que poderá ser comprometido da renda do segurado com o empréstimo consignado.
Leia Mais: Finalmente idosos poderão receber um décimo quarto salário! Confira as últimas notícias
Verifique o calendário de pagamento do INSS em janeiro
Mas antes de verificar a data, lembre-se de que os pagamentos do INSS tem duas etapas. Sendo que na primeira etapa será pago o beneficio de quem recebe até um salário mínimo e na segunda etapa será pago os benefícios de quem recebe mais que um salário mínimo.
Ademais, o calendário segue uma ordem de pagamentos baseada no último número antes do digito do beneficio do segurado.
Portanto, verifique o último número de seu beneficio e veja quando receberá o seu salário:

E então, gostou do conteúdo ? A João Financeira traz em seguida as últimas notícias de hoje sobre os BENEFÍCIOS DOS IDOSOS. Clique no link em seguida e saiba mais:
Fez +60 anos de idade? Saiba então como receber 5 benefícios garantidos em lei para os idosos
Confira notícias agora sobre a Margem Social do INSS
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.