A prova de vida para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ficou suspensa até o dia 31 de dezembro de 2022. A suspensão ocorreu devido ao enfrentamento a pandemia da Covid-19 e foi uma forma de o instituo evitar aglomeração de segurados e funcionários.
No entanto, a suspensão foi encerrada no final do ano passado e será retomada agora em 2023. Porém, a prova de vida será feita de uma nova forma.
O novo formato da prova de vida para os aposentados e pensionistas do INSS tem o objetivo de tornar a fase mais fácil e rápida. Entenda como será a nova prova de vida.
Leia Mais: Saiu agora: Decisão do INSS sobre 14º salário surpreende aposentados e pensionistas; Confira lista
Como será feita a prova de vida do INSS em 2023?
A pandemia da Covid-19 demonstrou que o uso de tecnologias pode ajudar a facilitar a vida de muitas pessoas. Isto porque, como a pandemia fez muitos serviços serem suspensos, foi necessário buscar uma alternativa, para que os segurados do INSS pudessem cumprir com algumas exigências.
Leia Mais: Acaba de sair notícia triste para os aposentados: Veja o que o INSS anunciou
Dessa forma, o instituto resolveu que em 2023 a prova de vida será feita por meio do cruzamento de dados do beneficiário. Isto porque, por meio dos dados cruzados, será possível identificar se o segurado fez alguma movimentação durante aquele ano.
Portanto, o instituto analisará dados registrados no INSS e dos dados de órgãos públicos federais. Sendo assim, será possível comprovar a vida do segurado por meio de comprovante de votação nas eleições, da utilização do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de vacinação, se o segurado emitiu passaporte ou renovou a CNH recentemente, entre outras formas.
E se os dados não forem suficiente para a prova de vida?
Os aposentados e pensionistas do INSS não devem ficar preocupados se não for possível cruzar os seus dados para fazer a prova de vida. Isto porque, no caso de o instituto não identificar movimentações do segurado para a prova de vida, o beneficiário deverá ser notificado para realizar a prova de vida de forma manual.
Leia Mais: Notícia quente: Folha de pagamento dos aposentados tem surpresa; Confira agora
Sendo que será possível fazer a prova de vida por meio do aplicativo do MEU INSS. Desse modo, o segurado precisará apenas utilizar a câmera de selfie e fazer o reconhecimento facial que será disponibilizado no aplicativo.
Ademais, caso o segurado prefira comparecer pessoalmente a uma das agência do INSS ou fazer o reconhecimento biométrico nas instituições parceiras, também será possível.
Portanto, o novo método é uma forma de tornar a prova de vida para os aposentados e pensionistas algo mais rápido e fácil. Já que com está nova fórmula os beneficiários do INSS não precisarão mais enfrentar fila quilométricas para realizar a prova de vida.
E então, gostou do conteúdo? A João Financeira traz em seguida as últimas notícias de hoje sobre os BENEFÍCIOS DOS IDOSOS. Clique no link em seguida e saiba mais:
Fez +60 anos de idade? Saiba então como receber 5 benefícios garantidos em lei para os idosos
Confira notícias agora sobre a Margem Social do INSS
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.