O novo governo Lula pretende restabelecer o programa de transferência de renda conhecido Bolsa Família. Isto porque, durante o governo Bolsonaro o programa de transferência de renda passou a se chama Auxílio Brasil.
Desse modo, de forma resumida, o benefício do Auxílio Brasil voltará a se chamar Bolsa Família durante o governo Lula. Sendo que, o programa será reformulado. Sendo que de acordo com Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento Social, não será passando pente-fino no programa, pois, na verdade, será feita uma boa política pública.
Ademais, conforme o ministro, o Cadastro único (CadÚnico) umas das ferramentas essenciais para que a família tenha acesso ao Auxílio Brasil/Bolsa Família, será atualizado.
Segundo o ministro, a missão do novo governo é tirar o Brasil do Mapa da Fome e desse modo para reconstruir o Brasil será necessário reconstruir a rede de assistência social. Dessa forma, entenda como será a reestruturação do Bolsa Família.
Por que o Bolsa Família será reformulado?
Como o atual programa de transferência de renda é o Auxílio Brasil, para que o mesmo retorno ao antigo nome Bolsa Família, o novo governo deverá reformular o programa de assistência do governo federal.
Leia Mais: ACABA DE SAIR: 14° salário vai ser PAGO por LULA? Veja como irá funcionar
Isto porque, segundo o ministro, existem grandes irregularidades no pagamento do benefício do Auxílio Brasil. Já que muitos beneficiários estão recebendo o benefício de forma indevida.
Ocorre que devido às regras do programa a quantidade de famílias com uma pessoa só aumentou. Sendo que a família unipessoal está recebendo o mesmo valor quem uma família que possui 5 integrantes.
Sendo que isto ocorreu devido o governo Jair Bolsonaro ter adotado um valor que valia para todos os beneficiários. Mas, antes de seu governo, as famílias maiores recebiam maiores valores.
O que pode mudar com a reformulação do Bolsa Família?
O programa de transferência de renda no governo Bolsonaro não exigia nenhuma condição para que o beneficiário recebesse o benefício além dos requisitos de renda que deve ser cumprido.
Leia Mais: Saiu agora: Decisão do INSS sobre 14º salário surpreende aposentados e pensionistas; Confira lista
No caso do Bolsa Família, o governo de Lula deverá exigir condições para que a família continue recebendo o valor do benefício. Sendo estas condições uma forma de incentivar as famílias a manter a vacinação atualizada, incentivar crianças e adolescentes a serem matriculados na escola e manter a frequência escolar.
Qual será o valor do Bolsa Família?
Tendo em vista que a PEC de transição proposta pelo novo governo foi aprovada pelo Congresso Nacional, o valor do benefício na faixa de R$ 600,00 será mantido. Sendo que, além disso, será pago um valor extra de R$ 150,00 por criança de até 6 anos para as famílias beneficiadas pelo Bolsa Famílias.
Leia Mais: Acaba de sair notícia triste para os aposentados: Veja o que o INSS anunciou
E então, gostou do conteúdo? A João Financeira traz em seguida as últimas notícias de hoje sobre os BENEFÍCIOS DOS IDOSOS. Clique no link em seguida e saiba mais:
Fez +60 anos de idade? Saiba então como receber 5 benefícios garantidos em lei para os idosos
Confira notícias agora sobre a Margem Social do INSS
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.