PIS/Pasep: Pagamento de 2,4 mil
Os trabalhadores vão receber o abono PIS/Pasep em 2022. Em reunião do Codefat que aconteceu em dezembro de 2021, foram definidos alguns pontos referentes ao pagamento.
Leia mais: Valor do PIS/Pasep AUMENTOU!
O pagamento do PIS/Pasep do ano-base de 2020 foi adiado. Deveria ter sido pago em 2021, porém ocorreu o atraso novamente e será liberado agora em 2022. O calendário oficial ainda não foi divulgado pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), mas a previsão é que os pagamentos se iniciem já nesse mês de janeiro.
Para ter direito ao abono salarial, o trabalhador precisa cumprir alguns requisitos. É necessário ter inscrição no PIS/Pasep há, pelo menos 5 anos; ter trabalhado com carteira assinada pelo menos 30 dias no ano-base de recebimento; ter salário médio de dois salários mínimos no período correspondente e ter as suas informações preenchidas corretamente na Relação Anual de Informações Sociais. Para consultar a RAIS clique AQUI
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O valor que será pago de abono teve um aumento devido ao reajuste do salário mínimo que foi aprovado pelo Presidente Jair Messias Bolsonaro em R$ 1212,00. Como estão pendentes os pagamentos dos anos-base 2020 e 2021, há uma proposta para pagamento em dobro. Ou seja, para que os trabalhadores recebam R$ 2,4 mil (2 salários mínimos em 2022).
Outra proposta que está em discussão é uma da bancada dos trabalhadores na Câmara para que os pagamentos do PIS/Pasep sejam liberados de fevereiro a julho de 2022, pois já houve uma demora muito grande e isso ajudará nas finanças de quem tem direito ao PIS/Pasep. Porém, essa é apenas uma proposta, ainda não foi discutida na Câmara.
A próxima reunião do Codefat está prevista para metade de janeiro de 2022. Nesse dia, serão definidas essas questões que faltam, como: o calendário oficial do pagamento do PIS/Pasep e se terá orçamento suficiente para que o pagamento seja em dobro como se tem expectativa.
Se você gostou das informações sobre o PIS/Pasep, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações do INSS: