Aproximadamente de 1,63 bilhão de reais estão disponíveis para aposentados, pensionistas, previdência social, aposentadoria diferida, pensões e auxílio-doença do INSS! Descubra a seguir porque a Justiça liberou esses títulos e quem terá direito a eles!
O que são os atrasados do INSS dos aposentados?
Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que se beneficiaram de ações judiciais contra a entidade previdenciária têm o direito de receber chamadas tardias do INSS, cujo nome técnico é formado por um acrônimo RPV (Requisições de Pequeno Valor).
Leia em seguida: Novidade: Governo vai lançar programa para brasileiros quitarem dívidas; então saiba como vai funcionar
O RPV não pode ultrapassar 60 salários mínimos: esse valor estabelece um teto de R$ 79.200 (considerando o mínimo atual de R$ 1.320). Os valores também só poderão ser liberados se a ação já estiver encerrada e sujeita a pagamento definido pela Justiça.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Os trâmites de liberação dos valores mensais são de responsabilidade do Conselho de Justiça Federal (CJF), e o processamento dos pagamentos é feito pelos tribunais regionais federais, TRFs, que determinam a extensão dos recursos para o RPV.
Ações judiciais geralmente envolvem a alteração de benefícios previdenciários. auxílio-doença, pensão e outros tipos de previdência social.
Leia em seguida: Dá para resgatar o FGTS online, sem sair de casa; veja como
Por que a justiça revelou valores aos aposentados?
Desta vez, 107.012 segurados receber ou receber pensão, pensão ou outros benefícios com atraso! 82.480 processados! Esse pagamento é liberado por decisão do Conselho de Justiça Federal – CJF – sobre o pagamento da ação movida contra o instituto Nacional do seguro Social – INSS!
Leia em seguida: Lula vai continuar pagamento do vale-gás? Veja aqui
Como consultar RPVS dos aposentados do INSS?
Abaixo está uma lista de TRFs que você pode chamar de datas de vencimento. O prazo de pagamento será dentro do prazo fixado por cada tribunal federal.
Leia em seguida: Oficial: Novo Bolsa Família publicado no Diário Oficial; então veja o valor e as regras
Consequentemente, para consultar o prazo de validade do seu RPV, você deve acessar o site do TRF de sua região. Em seguida, insere o número do seu CPF no site. Isso geralmente é “RPV ou solicitação de pagamento”.
TRFs por região
- TRF 1º Região: Sede no Distrito Federal. Jurisdição em Distrito Federal, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Bahia, Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e Amapá. Para acessar se seu nome está na lista, CLIQUE AQUI.
- TRF 2º Região: Sede no Rio de Janeiro. Jurisdição em São Rio de Janeiro e Espírito Santo. Para acessar se seu nome está na lista, CLIQUE AQUI.
- TRF 3º Região: Sede em São Paulo. Jurisdição em São Paulo e Mato Grosso do Sul. Para acessar se seu nome está na lista, CLIQUE AQUI.
- TRF 4º Região: Sede no Rio Grande do Sul. Jurisdição em Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Para acessar se eu nome está na lista, CLIQUE AQUI.
- TRF 5º Região: Sede em Pernambuco. Jurisdição em Pernambuco, Ceará, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte e Paraíba. Para acessar se seu nome está na lista, CLIQUE AQUI
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Então clique no link e saiba mais.
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.