Durante muito tempo, o FGTS teve regras muito específicas para a utilização de seus recursos. Isso geralmente resulta no congelamento do dinheiro pelo resto da vida. Nos últimos anos o governo federal começou a flexibilizar esse uso, dando aos assalariados a opção de usar o dinheiro do fundo. E terá mais mudanças para 2023! Confira a seguir!
Como funciona o FGTS hoje?
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um importante benefício para os assalariados com carteira subscrita na Consolidação das leis do Trabalho (CLT).
Leia em seguida: Novidade: Governo vai lançar programa para brasileiros quitarem dívidas; então saiba como vai funcionar
A cada mês, a empresa em que você trabalha deve depositar 8 % do seu salário bruto na conta do fundo. Ao mesmo tempo, os funcionários garantem a poupança, que renderá juros todos os meses. Um dos principais usos dos recursos será o crédito imobiliário, cujas regras devem mudar em 2023.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O que vai mudar no FGTS em 2023?
Para deixar claro, o Conselho aprovou, ainda em 2022, que o FGTS fosse usado para poder financiar o financiamento imobiliário. Esse fundo agora pode ser usado para essas transações para liquidar o adiantamento do aluguel.
Leia em seguida: Dá para resgatar o FGTS online, sem sair de casa; veja como
Com essa aprovação, uma nova ficha denominada FGTS Consignado ou Futuro será utilizada para financiar o programa Casa Verde e Amarela, sendo o restante também utilizado para quitar contribuições prediais.
Consequentemente, os próximos depósitos feitos pela empresa que paga esse trabalhador irão diretamente para o banco onde o financiamento foi contratado.
Leia em seguida: Lula vai continuar pagamento do vale-gás? Veja aqui
Dessa forma, essa população pode contribuir com mais facilidade para a compra de um imóvel financiado e também pode comprar uma casa ou apartamento de maior valor. Inicialmente, o uso do FGTS permitido apenas para um público limitado:
- empregados com carteira subscrita na modalidade CLT;
- Empregados com renda familiar de até 2,4 mil reais.
Leia em seguida: Oficial: Novo Bolsa Família publicado no Diário Oficial; então veja o valor e as regras
Quando acontecerá as mudanças no FGTS?
A ideia é que essas novas regras entrem em vigor a partir de fevereiro deste ano. Desta forma haverá um ajuste por parte das financeiras autorizadas a repassar o Casa Verde e Amarela.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Então clique no link e saiba mais.
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.