Proposta permite usar FGTS para compra de carro novo ou usado. Autor do texto, deputado Pedro Lucas Fernandes, afirma que projeto estimulará o mercado de automóveis novos e usados. O Projeto de Lei 2.679/2022 permite que o trabalhador saque o saldo disponível na conta vinculada do FGTS para a compra de veículo novo ou usado. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.
É possível usar FGTS para comprar veículo?
O autor do projeto, o deputado federal Predo Lucas Fernandes, afirma antes de mais nada que a nova modalidade de saque estimulará o mercado de automóveis novos e usados.
Leia mais: Notícia quente: Folha de pagamento dos aposentados tem surpresa; Acaba de sair
“Isso redundará em aquecimento da economia e na criação de postos de trabalho no setor. Além disso, possibilitará ao trabalhador fazer uso de seu patrimônio”, disse.
A proposta altera a Lei do FGTS. Nos dias de hoje, o trabalhador pode sacar os recursos depositados no fundo para pagamento de financiamento habitacional e em caso de doença grave, como por exemplo câncer, entre outros algumas hipóteses.
Tramitação do FGTS para compra de carro
O projeto será analisado sob caráter conclusivo pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Leia mais: Saiu agora: Surpresa na folha de pagamento dos aposentados; Veja como receber
Marcas pedem ajuda para estimular as vendas
Na primeira semana de 2023, durante a coletiva do ano da Anfavea, a associação que representa as montadoras, o presidente Márcio de Lima Leite afirmou que as vendas a prazo necessitam ser estimuladas para que as empresas possam vender mais do que as atuais 2 milhões de unidade por ano, um volume que, de acordo com os fabricantes, estaria abaixo do real potencial do mercado.
Leia em seguida: Notícia Quente: Pode Ter Pagamento De Bolsa Família De R$ 900 Em Janeiro? Veja
As vendas de veículos encerram 2022 em queda de 0,7% perante o volume licenciado em 2021. Para o ano, a primeira projeção da Anfavea indicou que os emplacamentos cresceram 3% sobre os realizados no ano passado, somando 2,168 milhões de unidades. De acordo com a Fenabrave, acontecerá uma estagnação em 2023, com ligeira elevação de 0,1%.
Confira também:
Leia em seguida: Notícia Quente: Possível Fim Do Saque Do FGTS Vai Impactar Concessão De Empréstimos; Entenda Por Que
Dica bônus:
Portanto, receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!