Muitos aposentados e pensionistas do INSS já estão sabendo do novo recurso ofertado pelo INSS, a revisão da vida toda. Aprovada no dia 1º de dezembro pelo STF, o novo tipo de revisão pode aumentar ou diminuir o valor do salário previdenciário.
Quando o segurado do INSS solicita a revisão da vida toda, ele terá todo o seu histórico de contribuições averiguado. Entretanto, a modificação, é que, com esse pedido, o cálculo do valor da aposentadoria poderá ser reavaliada, considerando salários recebidos antes do Plano Real, ou seja, em 1994.
Quem tem direito à revisão da vida toda?
Os beneficiários que podem solicitar a revisão da vida toda inclui os que começaram a receber a aposentadoria entre 29 de novembro de 1999 e 12 de novembro de 2019. Aqueles que se aposentaram após a Reforma da Previdência não têm direito à solicitação.
Leia em seguida: Grana para aposentados: Justiça libera pagamentos atrasados; veja como receber
Portanto, é necessário ter muito cuidado, pois depois que o pedido da revisão da vida toda é feito, o valor da aposentadoria será recalculado e não será possível voltar atrás. Sendo assim, se a inclusão dos salários mais velhos no cálculo fizer com que o benefício atual diminua, o aposentado ficará recebendo o valor mais baixo.
Leia em seguida: 14 Salário Liberado NA SUA CONTA pelos BANCOS? Veja agora Quem Tem Direito 14 SALÁRIO ANTECIPADO para aposentados
A nova revisão é vantajosa apenas para os aposentados que ganhavam um salário alto antes de 1994. Não é fácil saber se vale a pena ou não adotar a medida. Dessa forma, o correto é que o segurado entre em contato com um advogado especialista em questões previdenciárias para fazer o seu cálculo, antes de mais nada.
Últimas notícias da revisão da vida toda do INSS
Em primeiro lugar, quando foi aprovada a norma da revisão da vida toda pelo STF, determinou-se que a solicitação só poderia ser realizada a partir da abertura de um processo judicial. Porém, na última segunda-feira (9), uma atualização mudou a dinâmica.
Dessa forma, foi incluída a opção “Revisão da Vida Toda” nas plataformas digitais do INSS, como, por exemplo, o site e aplicativo MEU INSS. A atualização traz facilidade, contudo, pode ser um risco para os segurados que ainda não sabem do que se trata a nova revisão.
Leia em seguida: Saiu agora: Decisão do INSS sobre 14º salário surpreende aposentados e pensionistas
É válido mencionar que a nova opção, de acordo com o INSS, serve apenas para diferenciar o pedido das demais revisões do INSS, e não para dar entrada no processo de revisão da vida.
Leia mais: VIU ISSO? 14° salário vai ser PAGO por LULA? Veja datas e valores do pagamento; Confira
Confira também:
Leia em seguida: Saiba quais são os critérios para aposentadoria de donas de casa
Dica Bônus
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!