Saiu novidade para os trabalhadores formais brasileiros, uma nova opção de negociação para as pessoas que possuem parcelas em atraso no financiamento de suas casas próprias.
Essa novidade foi liberada no ano passado, no entanto, aconteceram algumas mudanças, desse modo os trabalhadores vão poder utilizar um benefício salarial para a compra de um imóvel.
A ideia do projeto antes da mudança era de liberar que o trabalhador usasse o dinheiro do seu abono para renegociar as parcelas de seu financiamento a até 12 meses. No entanto, em 2023 foi alterado para 6 parcelas.
Abono liberado para os trabalhadores CLT pelo FGTS
Como sabemos, os trabalhadores no regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) possuem direito ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) que garante um valor ao trabalhador caso ele seja demitido, para conseguir se manter até encontrar um novo serviço.
Desse modo, a nova modalidade do FGTS vai permitir que os trabalhadores utilizem um abono no valor de um benefício salarial para poder reorganizar essas dívidas.
Assim, mesmo com a mudança da regra para a renegociação de apenas 6 parcelas, ainda é uma vitória para os trabalhadores, já que antigamente o máximo era 3 parcelas.
Leia Mais: Pode comemorar! Nova margem é liberada para empréstimo por aposentados; consulte aqui
Como utilizar o benefício do FGTS?
Para poder utilizar o benefício, a primeira coisa que o devedor deve fazer é procurar o banco em que o cidadão financiou a casa própria, assim, a pessoa vai ter que assinar um documento para autorizar a Movimentação do dinheiro que está na conta vinculada ao FGTS.
Desse modo, a pessoa vai poder abater até 80% de cada prestação do financiamento com o dinheiro liberado.
Além disso, esse benefício só vai poder ser utilizado por pessoas que financiaram imóveis abaixo de R$1,5 milhão. Também as pessoas que utilizaram o saldo do FGTS para reduzir o saldo devedor não vão conseguir usar o fundo para quitar as prestações que não foram pagar antes do fim desse intervalo.
E então, gostou do conteúdo? A João Financeira traz em seguida as últimas notícias de hoje sobre os BENEFÍCIOS DOS IDOSOS. Clique no link em seguida e saiba mais:
Fez +60 anos de idade? Saiba então como receber 5 benefícios garantidos em lei para os idosos
Confira mais novidades sobre pagamentos do INSS
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.