O governo do presidente eleito, Lula (PT), tomou posse no dia 1 de janeiro de 2023. Desse modo, a nova gestão já começou a implementar as mudanças que prometeu durante a campanha.
Sendo que uma dessas mudanças é com relação ao pagamento do adicional de R$150,00 por criança de até 6 anos na família que participa do programa de transferência de renda do governo (Auxílio Brasil/Bolsa Família).
Conforme o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, o pagamento do adicional começaram no mês de março. Sendo que receberão as famílias cadastradas no Bolsa Família. Entenda.
Por que o pagamento do adicional do Bolsa Família se inicia apenas em março?
Segundo, o ministro do Desenvolvimento Social, foi estipulado que os pagamentos somente se iniciarão em março para haver tempo de ser feito um pente fino no Cadastro único das famílias.
Leia Mais: Notícia Boa: Folha de pagamento dos aposentados vai ter SURPRESA! Ótima notícia
Isto porque, segundo o novo governo, pode haver irregularidades nos cadastros da família, sendo necessário que os cadastros das famílias sejam verificados. De forma que quem está recebendo de forma indevida seja excluído do programa para dar lugar a famílias que realmente tem direito ao benefício.
De acordo com Wellington Dias o número de famílias unipessoais cadastradas no programa causa estranheza. Isto porque, normalmente, as famílias brasileiras têm 3,1 pessoas por família. No entanto, o número de família composta por uma única pessoa cadastrada no programa é de no total 6 milhões.
Desse modo, o ministro afirma que existem família-unipessoais. No entanto, o volume de famílias unipessoais inscritas no programa leva a crer que existem cadastros irregulares.
Portanto, antes de dar início ao pagamento do adicional por criança de até 6 anos dos beneficiários do Bolsa Família, será feita uma análise das famílias cadastradas no programa.
Quem recebia o Auxílio Brasil pode receber o Bolsa Família?
Muitos beneficiários do Auxílio Brasil estão preocupados em perder o benefício com o novo governo. No entanto, o governo Lula apenas voltará a chamar o programa de transferência de renda do governo de Bolsa Família.
Leia Mais: Saiu surpresa na folha de pagamento do INSS; veja as mudanças
Isto significa, que apesar de mudar algumas regras, o Auxílio Brasil passará a se chamar de Bolsa Família. Sendo que as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil, passarão a receber em 2023 o Bolsa Família. Porém, as famílias devem ficar atentadas as novas regras para não deixar de receber o benefício.
Novas regras do Bolsa Família
Ao contrário do Auxílio Brasil, o Bolsa Família exigirá condições para manter as famílias no programa, sendo elas:
- Comprovação de frequência escolar das crianças e adolescentes das famílias beneficiárias do programa
- Atualização da carteira de vacinação
- Realização do pré-natal para as gestantes
Leia Mais: Acaba de sair: Duas vitórias dos aposentados no STF! Ótima notícia confirmada
E então, gostou do conteúdo? A João Financeira traz em seguida as últimas notícias de hoje sobre os BENEFÍCIOS DOS IDOSOS. Clique no link em seguida e saiba mais:
Fez +60 anos de idade? Saiba então como receber 5 benefícios garantidos em lei para os idosos
Confira mais novidades sobre pagamentos do INSS
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.