Existe uma proposta que permite o uso do FGTS para fazer a compra de um carro novo ou usado! Vale destacar que o autor do texto é o deputado Pedro Lucas Fernandes. O mesmo afirma que projeto deve estimular o mercado de automóveis novos e usados.
O Projeto de Lei 2.679/2022 quer tornar possível que o trabalhador saque parte do saldo disponível na conta vinculada do FGTS para fazer a compra de veículo novo ou usado. Atualmente essa proposta está tramitando na Câmara dos Deputados.
Entenda mais informações sobre esse possível novo uso do FGTS para 2023 no artigo em seguida!
Leia em seguida: SAIU AGORA: Aposentados tem 2 VITÓRIAS no STF! Surpresa para todos – VEJA AGORA
Como funciona essa proposta do uso do FGTS para comprar veículos?
De acordo com o autor do projeto, o deputado federal Predo Lucas Fernandes, essa nova modalidade de saque iria acabar estimulando o mercado de automóveis novos e usados aqui no Brasil.
“Isso redundará em aquecimento da economia e na criação de postos de trabalho no setor. Além disso, possibilitará ao trabalhador fazer uso de seu patrimônio”, disse o deputado federal Predo Lucas Fernandes.
Dessa maneira, a proposta altera a Lei do FGTS. Atualmente, o trabalhador brasileiro pode fazer o saque dos recursos depositados no fundo para pagamento em 2 casos:
- Financiamento habitacional;
- Casos de doenças graves, como por exemplo câncer, entre outros algumas hipóteses.
Leia em seguida: Bolsa Família em 2023: Quando começa a pagar?
Como está a tramitação do FGTS para compra de carro?
É importante deixar claro que o projeto vai ser analisado sob caráter conclusivo pelas seguintes comissões:
- Trabalho, de Administração e Serviço Público;
- Finanças e Tributação;
- Constituição e Justiça e de Cidadania.
As marcas estão pedindo ajuda para estimular o mercado!
Durante a primeira semana de janeiro de 2023, na coletiva do ano da Anfavea, a associação que está representado as montadoras, o presidente Márcio de Lima Leite afirmou que as vendas a prazo precisam ser estimuladas para que as empresas consigam fazer as vendas mais do que as atuais 2 milhões de unidade por ano, um volume que, de acordo com os fabricantes, está bem abaixo do real potencial desse mercado aqui no país.
É importante lembrar que as vendas de veículos encerram 2022 em queda de 0,7% em relação ao volume licenciado em 2021. Para esse ano, a primeira projeção da Anfavea indica que os emplacamentos cresceram 3% em relação aos feitos durante o ano passado, somando 2,168 milhões de unidades. De acordo com a Fenabrave, acontecerá uma estagnação em 2023, com ligeira elevação de 0,1%.
Dica Bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!