O governo inicia a estratégia do pente-fino do INSS como uma forma de garantir que os benefícios que estão sendo pagos são realmente devidos. Desse modo, a estratégia é uma forma de excluir pessoas que estão recebendo benefícios da previdência e do programa de transferência de renda do governo.
Portanto, com o desligamento de pessoas que recebem os benefícios de forma indevida, os cofres públicos são aliviados. Sendo assim, o pente-fino é utilizado tanto pelo governo quanto pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de forma recorrente.
Como será feito a reavaliação do Auxílio Brasil?
Atualmente, o governo federal pretende reavaliar os benefícios do Auxílio Brasil. Isto porque, de acordo com Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, muitas famílias vão precisar se recadastrar no programa.
Leia Mais: Novidades no 14° Salário dos Aposentados: Descubra Mais Aqui
Sendo que o governo deve começar pela análise do cadastro de 2,5 milhões de famílias que possuem maiores indícios de problemas e depois deve avaliar mais 10 milhões de famílias.
De acordo com o ministro, o número de famílias unipessoais cadastradas no programa causa estranheza, pois normalmente uma família brasileira possui 3,1 membros. Desse modo, o crescimento das famílias unipessoais pode indicar que algumas pessoas estão mentindo em seus cadastros para conseguir receber o Auxílio.
Dessa forma, o novo governo ressalta a importância da análise desses cadastros e que seja feito o recadastramento, como forma de descartar irregularidades.
Além disto, será mais fácil constatar os benefícios que estão sendo pagos de forma indevida e excluir estas pessoas do quadro de beneficiários. Sendo assim, com o encerramento do pagamento do benefício para pessoas que não cumprem os requisitos, surgirá vagas para outras pessoas no programa.
Qual a estratégia do pente-fino do INSS?
O INSS também iniciou o seu programa de pente-fino, que teve início em novembro de 2022 e deve se estender até abril de 2023. Sendo que o objetivo do Instituto é verificar se os benefícios que estão sendo pago são realmente devidos.
Leia Mais: INSS Faz Anúncio Preocupante para Aposentados! SURPRESA
Desse modo, o objetivo do INSS, assim como o do Governo Federal, é de encerrar o pagamento de benefício para pessoas que não tem direito ao valor que estão recebendo.
Portanto, os principais alvos do INSS são os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada e os aposentados por invalidez e também aqueles que recebem o Auxílio Doença.
Sendo assim, o INSS pretende verificar se existe divergência de dados ou se algum tipo de informação precisa ser atualizada no cadastro.
Dessa forma, nos casos da aposentadoria por invalidez, por exemplo, o Instituto poderá exigir que seja feita nova pericia médica para certificar de que o beneficiário ainda possui as mesas condições de quando o benefício foi concedido.
Leia Mais: INSS Atualiza Calendário de Pagamentos: Acompanhe As Datas Aqui
Assim, os beneficiários da aposentadoria por invalidez e auxílio-doença que fizeram a última avaliação há mais de 6 meses e não tem previsão de alta serão chamados para fazer nova pericia.
E então, gostou do conteúdo? A João Financeira traz em seguida as últimas notícias de hoje sobre os NOVOS VALORES DOS SALÁRIO PARA 2023. Clique no link em seguida e saiba mais:
Dataprev acaba de fazer comunicado sobre novo salário mínimo dos aposentados! Confira agora
Confira mais novidades sobre pagamentos do 13º Salário e 14º Salário do INSS
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.