O que mudou no Empréstimo Consignado em 2022?
O empréstimo consignado está muito presente no cotidiano dos aposentados e pensionistas do INSS, e muitos vezes serve para aliviar a vida financeira dos segurados.
Leia mais: Quem é isento de pagar o IPTU?
Nesse entre meio da pandemia do covid-19, os beneficiários precisaram de uma fonte para conseguir dinheiro extra para custear os gastos, já que o preço dos produtos essenciais aumentaram demasiadamente.
Lembrando que também, muitas pessoas perderam seus empregos e tiveram que abrigar-se na casa dos pais ou avós que são aposentados, para conseguir um meio de sobrevivência, pois esses apesar de não terem tido nenhum auxílio, também não tiverem seu benefício cortado.
No início do ano de 2021, foi aprovada a medida onde aumentou 5% na margem consignável dos aposentados e pensionistas, onde eles puderam usufruir durante o ano todo, passando a ter sua margem total de 35% para 40% em 2021.
Podendo utilizar 35% para contratações de empréstimo e 5% para operações no cartão de crédito.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Junto com essa medida, também foi aprovada a oportunidade de fazer empréstimos com a carência ou suspensão de 120 dias, bem como poderia ser utilizado em contratos antigos por meio de um refinanciamento.
Na vinda do ano novo, 2022, essa medida acabou, e a margem voltou a se totalizar em 35%, sendo 30% para contratações de empréstimo e 5% para operações de cartão de crédito.
Assim como a obrigatoriedade dos bancos de oferecer o serviço de carência ou suspensão de 120 dias chegou ao fim, podendo eles ofertar esse serviço agora com aumento de juros ou outros empecilhos no empréstimo.
O índice de aumento de pessoas que contrataram empréstimos consignados no período de calamidade pública aumento excessivamente, e para casos de extrema necessidade o uso desse crédito é o mais vantajoso, porém sempre é orientado que o cidadão faça uso realmente em casos de saúde ou de algo extremo, já que irá mexer com toda a renda mensal do beneficiário.
Apoie o abono: Aprovação do 14º salário depende de você!
Se você gostou das informações sobre o empréstimo consignado, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS: