Empréstimo Consignado do INSS – Mudanças para 2022
Os aposentados e pensionistas do INSS, realizam constantemente a contratação de empréstimo consignado, o que sofreu um grande aumento a partir de 2020, devido o surto de Covid-19 no Brasil, que afetou diretamente a economia brasileira.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Contudo, em decorrência da pandemia e como forma de ajudar os segurados do Instituto, a margem passou por um salto de 35% para 40%, conforme estabeleceu a medida provisória, que determinou esse aumento somente por quanto perdurasse o período de calamidade pública.
O aumento do crédito, foi finalizado no dia 30 de dezembro de 2021, sendo o último dia útil de trabalho anual, dos funcionários das instituições financeiras. Dessa forma, no estimado momento, o limite para consignação, é de 35% para os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social.
Assim, os aposentados e pensionistas, somente poderão comprometer o percentual de 35% da sua renda mensal, sendo destinado 30% para empréstimos consignados e 5% para cartão de crédito também consignado, o que passou a vale a partir deste mês de janeiro.
Leia mais: Veja como irá funcionar o saque do FGTS 2022
Nesse sentido, ao contratar um empréstimo consignado, o beneficiário do INSS, poderá realizar o pagamento no limite de 84 meses, ou seja 07 anos, podendo começar a pagar entre 30 a 60 dias, que é o chamado período de carência. Mas, os segurados que a pouco começaram a receber o seu benefício, deverão aguardar 90 dias, para solicitar o desbloqueio para empréstimo perante o Instituto, isso pelo fato, de ser uma trava de segurança para evitar possíveis golpes.
No momento, a regra geral, estabelece a idade máximo de 80 (oitenta) anos para contratação de empréstimos consignados por parte dos segurados, o que poderá variar de acordo com cada instituição financeira.
Vale lembrar, que cada situação é única, sendo assim, dever ser analisada conforme suas peculiaridades existentes, para que o segurado, consiga realizar a contratação de um consignado da melhor forma e evitando possíveis problemas.
Leia mais: Aumento no teto de benefícios do INSS
Se você gostou das informações sobre os Empréstimos Consignados do INSS compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações do INSS: