13º salário dos aposentados e pensionistas: Quando será pago?
O pagamento do 13º salário foi adiantado nos anos de 2020 e 2021 aos aposentados e pensionistas e deve ocorrer novamente no ano de 2022. Já foi anunciado para quando tem previsão de pagamento.
Leia mais: Veja como irá funcionar o saque do FGTS 2022
A antecipação do 13º salário aconteceu devido a pandemia de Covid-19, em um momento não favorável economicamente ao país. Portanto, esse pagamento adiantado tinha o intuito de ajudar aposentados e pensionistas do INSS com os gastos com remédios e produtos básicos que aumentaram nesse período.
Os segurados que recebem o abono do 13º salário são os contemplados com os seguintes benefícios: aposentadoria, auxílio-acidente, auxílio-doença, auxílio-reclusão, pensão por morte e salário-maternidade. Quem ganha Benefício de Prestação Continuada (BPC) não tem direito ao 13º salário.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O pagamento do 13º salário ocorre em duas parcelas e cada uma correspondem a 50% do valor do benefício do INSS recebido. O adiantamento em 2022 deve acontecer em agosto e novembro e os pagamentos acontecem juntamente com os do benefício do INSS nesses meses.
Leia mais: ÓTIMA NOTÍCIA sobre o 14° Salário – Confira Agora
Um novo abono de fim de ano foi proposto
Devido a esse adiantamento do 13º salário em 2020 e 2021, alguns aposentados e pensionistas acabaram com dificuldades financeiras, pois não receberam nenhum abono no final de ano, época em que os gastos aumentam. Além disso, os preços dos produtos foram uma crescente.
Por isso, foi proposto o pagamento de um abono extra aos aposentados e pensionistas, ou 14º salário. Esse projeto ainda não foi aprovado, mas segue em votação na Câmara dos Deputados. Assim que acabar o recesso dos parlamentares, será colocado em pauta o projeto e definido um relator, segundo a Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, deputada Bia Kicis. Essa é a comissão em que o projeto será votado agora.
Depois dessa comissão, será encaminhado para o Senado Federal e para a presidência da República, onde pode ser aprovado ou vetado.
Leia mais: Plataforma Auxílio Brasil e suas funções
Se você gostou das informações sobre o 13º salário, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS: