O Bolsa Família bloqueado, é possível? Afinal, depois do retorno do programa social foi anunciado também que o mesmo passaria por um pente-fino. Isso porque é necessário uma validação de dados para ver se a família ainda atende aos requisitos.
Portanto, está sendo realizada uma avaliação de dados disponibilizados no Cadastro Único. Esses deverão ser revisados a fim de descobrir possíveis fraudes. Por isso, diante dessa situação, um grupo deve ser bloqueado do programa.
Vale ressaltar que o governo de Luís Inácio Lula da Silva viu a necessidade de fazer uma avaliação cadastral nos dados existentes no Cadastro Único, para que o Bolsa Família retornasse definitivamente. Provisoriamente, ainda está valendo o Auxílio Brasil, programa que foi criado em 2021 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Mas a expectativa é que o novo programa seja relançado até março. Continue acompanhando e entenda.
O pente-fino
Além da análise do cadastro no CadÚnico, o Ministério do Desenvolvimento Social firmou uma parceria com as prefeituras. O objetivo é de que seja criado o sistema Busca Ativa. Segundo o ministro da Pasta, Wellington Dias, será liberada verba para cada município. Afinal, o intuito é que os órgãos de assistência social se dediquem à filtragem dos cadastros.
Leia mais: Veja agora: Governo Federal irá utilizar o dinheiro esquecido do trabalhador; Confira.
O que motivou esse pente-fino foram as denúncias de que existem fraudes no Auxílio Brasil. Portanto, para evitar o erro com o Bolsa Família, essa análise está sendo feita. Todavia, vale destacar que cresceu consideravelmente o número de famílias unipessoais, ou seja, compostas por uma única pessoa. Portanto, a ideia é retirar as pessoas que não cumprem as regras do programa social.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quem pode ter o Bolsa Família bloqueado?
De acordo com as informações oficiais que foram compartilhadas pelo governo federal e as pastas responsáveis, quem pode ter o Bolsa Família bloqueado são:
- Famílias com renda superior a permitida (máximo de R$ 210 por pessoa/mês);
- Famílias com dados desatualizados no Cadastro Único;
- Pessoas que descumpriram com as regras ou mentiram para entrar no programa.
Portanto, todos aqueles que têm suspeita de fraude vão parar de receber o valor.
As suspeitas são de que essas famílias tenham burlado o sistema. Por exemplo, inscrevendo mais de uma pessoa do mesmo grupo familiar, portanto, arrecadando um valor maior de Bolsa Família. As regras mostram que o valor é para uma pessoa da família e não duas.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!